Buscar

Linguistica

Leia e analise os textos a seguir considerando seus tipos textuais: 

1. A escrava pegou a filhinha nascida
Nas costas
E se atirou na Paraíba
Para que a criança não fosse judiada. 
(Oswald de Andrade. Poesias reunidas. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1972.) 

2. Cidadezinha qualquer
Casas entre bananeiras
Mulheres entre laranjeiras
Pomar amor cantar

Um homem vai devagar. 
Um cachorro vai devagar. 
Um burro vai devagar. 

Devagar... as janelas olham. 
Eta vida besta, meu Deus. 
(Carlos Drummond de Andrade. Poesia e Prosa. Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1988.) 

Agora, assinale a alternativa que corresponde a uma análise correta de cada texto:

a.

O texto 1 é uma descritivo, pois deixa ver como foi a partida da escrava e o texto 2 é explicativo, pois explica como é morar em uma cidade do interior.

b.

O texto 1 é uma argumentação, pois demonstra os motivos que levaram a escrava a fugir. O texto 2 é injuntivo, pois pontua as características da cidadezinha.

c.

O texto 1 é expositivo, pois expõe os fatos que levaram a fulga da escrava. O texto 2 é argumentativo, pois mostra porque uma cidadezinha do interior é melhor para morar.

d.

O texto 1 é uma narração, pois a história atribui importância a atitude da escrava de ir embora. O texto 2 é uma descrição pois enumera os elementos típicos de uma cidadezinha do interior.

e.

O texto 1 é explicativo, pois mostra os motivos da fuga da escrava. O texto 2 é narrativo, pois narra como é a vida na cidadezinha do interior.

💡 10 Respostas

User badge image

ROSELI DE JESUS SILVA Silvaroseli

c.

O texto 1 é uma narração, pois a história atribui importância a atitude da escrava de ir embora. O texto 2 é uma descrição pois enumera os elementos típicos de uma cidadezinha do interior.

3
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os tipos de texto são usados para classificar textos e discursos idioma de acordo com características comuns. Existem diferentes tipos de textos; No entanto, todos possuem características como: o assunto, sub-tema, ordem cronológica, um problema e sua solução. Existem muitos tipos de texto, tais como: científico, disseminação, legal, informativo, histórico, descritivo, expositivo, argumentativo, etc. O tema dos tipos de texto é abordado a partir de disciplinas como a análise do discurso e linguística do texto.

Nesse âmbito, o objetivo básico da narrativa é entreter, ganhar e manter o interesse dos leitores. No entanto, as narrativas também podem ser escritas para ensinar ou informar, para mudar atitudes / opiniões sociais, por exemplo, novelas e dramas de televisão que são usados ​​para levantar questões atuais. As narrativas sequenciam pessoas / caracteres no tempo e no local, mas diferem das ocorrências em que, através do sequenciamento, as histórias configuram um ou mais problemas, que devem, eventualmente, encontrar uma maneira de serem resolvidos.

Sabendo disso, podemos concluir que a alternativa correta será a alternativa D.

1
Dislike0
User badge image

Camilla Lopes

Não é a letra C

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais