Buscar

O que são consoantes pronunciadas e não pronunciadas?

Existe um contraste entre consoantes pronunciadas e não-pronunciadas, quais são elas? Assim como também no inglês existe.

💡 1 Resposta

User badge image

Karolynne Mendes de Melo da Rocha

 o que se entende por consoante muda e consoante sonora. Se consultarmos o Dicionário Houaiss na edição brasileira de 2001, verificaremos que o termo consoante muda pode ter dois significados:

a) «o m[esmo] q[ue] consoante oclusiva»;1

b) «letra consoante mantida na escrita mas não pronunciada».

Tendo em consideração a), diga-se que à letra p de helicóptero se associa um som que corresponderá efetivamente a uma consoante muda, se pelo uso deste termo se entender uma consoante oclusiva. O mesmo se poderá dizer acerca do som [k] quando este é realmente produzido na leitura e na pronunciação da sequência gráfica caracterizar, que tem como alternativa a formacaraterizar, sem c, e por consequência sem [k] associado (cf. Dicionário Houaiss).

Mas se tomarmos em atenção a definição b), estaremos a falar apenas de letras (e não de sons). Sendo assim, importa assinalar que a edição brasileira do Dicionário Houaiss publicada em 2001 indica, em nota gramatical correspondente à entrada consoante, que «no Brasil, de acordo com as normas do Formulário Ortográfico de 1943, não se grafam as consoantes etimológicas finais de sílaba (implosivas)2 quando mudas (não articuladas); em Portugal, segundo o Acordo Ortográfico de 1945 assinado em Lisboa a 10 de agosto de 1945, mas não sancionado no Brasil pelo Congresso Nacional, elas continuam a ser grafadas sempre que se seguem às vogais átonas a (aberta), e ou o (semi-abertas) para indicar a abertura dessas vogais (p.ex., acção, ilacção, exacto, trajecto, óptimo,Neptuno); mantêm-se igualmente essas consoantes ditas etimológicas em sílaba tônica nas palavras pertencentes à mesma família ou flexão.»

Por outras palavras, no contexto do uso ortográfico brasileiro, há muito que não se usam as consoantes mudas.3 E se helicópterose escreve com p mesmo no português do Brasil, então é porque esse p se associa a uma unidade fónica efetiva e, por isso, não é mudo, como, aliás, se comprova pelo ficheiro áudio correspondente a esta palavra no Aulete Digital, no qual é audível uma consoante oclusiva bilabial surda, ou seja, [p].

1 Uma consoante oclusiva é um som produzido por uma obstrução do ar expirado por parte de um dos órgãos do aparelho fonador; exemplos: [p], [t], [k], [b], [d], [g].

2 Uma consoante implosiva é «aquela que segue uma vogal ou um núcleo de sílaba, correspondendo, na sílaba, à fase de tensão decrescente (p.ex., na palavra mar, o/r/ é implosivo)» (Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, edição de 2001).

3 No Brasil, antes da entrada em vigor do Acordo Ortográfico de 1990, a norma ortográfica vigente, o Formulário Ortográfico de 1943, previa casos em que as letras s e x eram consoante mudas: «Escreve-se, porém, o s em palavras como descer, florescer, nascer, etc., e o x em vocábulos como exceto, excerto, etc., apesar de nem sempre se pronunciarem essas consoantes.»

FONTE: CIBERDUVIDAS DE LINGUA PORTUGUESA

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais