Buscar

qual ação do efeito piezoelétrico nos ossos (biomecânica)???

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Biomecânica.


Como o efeito piezoelétrico consiste na propriedade dos materiais transformarem a energia mecânica em corrente elétrica, logo, alguns elementos da estrutura da matriz óssea tais como hidroxiapatita e colágeno apresentam essas características, visto que sob deformação mecânica (tração, compressão ou torção), esses materiais podem produzir uma polarização elétrica a partir da formação de dipolos elétricos estimulando a formação óssea pelos osteoblastos. Desse modo, minerais (principalmente o cálcio) seriam depositados na parte óssea que está sofrendo a pressão, causando um aumentando na densidade óssea que consequentemente leva a aceleração da recuperação e remodelação óssea.


Portanto, o efeito piezoelétrico pode aumentar a densidade óssea, levando a aceleração da recuperação e remodelação óssea.

1
Dislike0
User badge image

Edu Alves

com a compressão osse resultante de alguma atividade ex; corrida, faz com que os cristais de hidroxiapatita que constituem o osso cortical, gera um estimo eletrico de carga negativa que percorre pelo colagino por todo  tecido osseo, estimulando atraves de carga negativa a deposição de calcio pela ação dos osteoblastos, resultando na maior deposição de calcio no osso aumentando sua resistencia. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais