Buscar

como se posicionaria ?

A CEDAE empresa estatal prestadora de  serviço público  de fornecimento  de agua e tratamento  de esgoto do estado do  RJ  , tendo em vista sua necessidade de implementar  sistema de esgotamento sanitário no bairro do recreio  , pretende para tal finalidade  , adquirir bem publico imóvel da união federal  , que se dispõe a vende-lo  aduzindo que para tanto  possui legislação especifica  genérica que autoriza   o negocio e que  na hipótese  , seria  desnecessária  licitação   você instado a emitir parecer n para assessorar o diretor jurídico  da CEDAE  como se posicionaria ?

 

Respostas

User badge image

Túlio Silva

Conforme o art. 17 da lei 8.666, a alienação de imóveis da administração pública dependerá de autorização legislativa para órgãos da administração direta e entidades autárquicas e. fundacionais, e, para todos, inclusive as entidades paraestatais, dependerá de avaliação prévia e de licitação na modalidade de concorrência.

Tal critério somente pode ser afastado nos seguintes casos: a) dação em pagamento; b) doação, permitida exclusivamente para outro órgão ou entidade da Administração Pública, de qualquer esfera de governo; c) permuta, por outro imóvel que atenda aos requisitos constantes do inciso X do art. 24 desta Lei.

A CEDAE, embora preste serviço público, não é considerada entidade da administração pública, tendo em vista que, por ser empresa pública, possui natureza de Direito Privado. Assim, a doação é ineficaz, e precisa cumprir os trâmites da lei de licitação.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando