Buscar

estudo de caso

Quais encaminhamentos prévios à leitura da poesia de fernando pessoa a professora deve implantar para preparar o grupo para a experiência? Quais estratégias prática podem ser encaminhadas em sala de aula para orientar e acompanha o processo de leitura dos poemas do autor? Como o processo de leitura dos poemas selecionados podem ser avaliados quando for finalizado? 

💡 1 Resposta

User badge image

Yasmin Maia

Primeiramente, é interessante levar os alunos a conhecer o poeta Fernando Pessoa. Não por meio de uma pesquisa exaustiva de sua biografia, mas o "poeta" mesmo. Isso pode ser feito por meio de documentário curto, bem objetivo, sobre as produções dele.

Após a exibição desse documentário, peça aos alunos que façam leituras dos poemas de Pessoa e tente relacioná-los com o conteúdo do vídeo. É interessante que os poemas sejam tanto ortônimos (identificado com o nome do próprio poeta) quanto homônimos (pessoas criadas pelo poeta).

Após o processo acima, peça aos alunos que interprete os poemas, considerando a visão de mundo de cada "pessoa" identificada no poema(ortônimos e homônimos).

A próxima metodologia que sugiro é uma explanação acerca dessa característica de Fernando Pessoa em criar outras "pessoas" a partir de si próprio para produzir seus poemas e o porquê isso foi tão significativo para a Literatura Portuguesa. (Isso se não ficar uma aula repetitiva em relação ao conteúdo do vídeo exibido, ok?).

Por fim, como parte avaliativa, peça aos alunos que também incorpore homônimos para expressar outras visões de mundo e produzam seus poemas. Essa atividade pode ser feita em grupos pequenos. 

O resultado dessas produções pode ser compartilha em sala de aula por meio de leitura dramatizada.

Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/10542472#readmore

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais