Buscar

Quais são os requisitos do empresário proibido e impedido, de forma fundamentada na legislação.

💡 2 Respostas

User badge image

Armindo De Castro Júnior

O impedimento ou proibição para exercício da atividade empresarial são equivalentes. Gladston Mamede assim os arrola:

"Leiloeiros e prepostos estão subordinados, disciplinarmente, às Juntas Comerciais em que estão matriculados, podendo sofrer punições de suspensão, destituição e multa, impostas a partir de processo administrativo que respeite as garantias constitucionais, além da responsabilidade civil por seus atos, afirmada pelos meios ordinários (judicial ou arbitral). É proibido ao leiloeiro, sob pena de destituição, (1) exercer o comércio direta ou indiretamente no seu ou alheio nome; (2) constituir sociedade de qualquer espécie ou denominação; e (3) encarregar-se de cobranças ou pagamentos comerciais. Sob pena de multa, veda-se-lhe adquirir para si, ou para pessoas de sua família, coisa de cuja venda tenha sido incumbido, ainda que a pretexto de destinar-se a seu consumo particular. Não poderão igualmente os leiloeiros, sob pena de nulidade de todos os seus atos, exercer a profissão aos domingos e dias feriados nacionais, estaduais ou municipais, delegar a terceiros os pregões, nem realizar mais de dois leilões no mesmo dia em locais muito distantes entre si, a não ser que se trate de imóveis juntos ou de prédios e móveis existentes no mesmo prédio, considerando-se, nestes casos, como de um só leilão os respectivos pregões (artigo 36). (MAMEDE, Gladston. Empresa e Atuação Empresarial - Direito Empresarial Brasileiro, 10ª edição. Atlas, 11/2017. VitalBook file, p. 68)

"No âmbito do Direito Público, destacam-se quatro hipóteses de impedimento: (1) o artigo 36, I e II, da Lei Complementar 35/79 (Lei Orgânica da Magistratura Nacional – LOMAN) veda aos magistrados exercer a empresa, além de cargo de direção ou técnico de sociedade, o que inclui a administração; (2) o artigo 128, § 5o, II, c, da Constituição da República veda aos membros do Ministério Público participar de sociedade comercial, na forma da lei; o artigo 44, III, da Lei 8.625/93 (Lei Orgânica do Ministério Público – LOMP) repete a norma, vedando a inscrição como empresário (firma individual) ou para ser administrador societário; (3) o artigo 117, X, da Lei 8.112/1990 (Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Federais) proíbe o servidor público de participar de gerência ou administração de empresa privada, sociedade civil, além de vedar-lhes exercer o comércio; e (4) o artigo 29 da Lei 6.880/1980 (Estatuto dos Militares) veda aos militares da ativa comerciar ou tomar parte na administração ou gerência de sociedade ou dela ser sócio ou participar; o § 2o do mesmo artigo permite-lhes exercer, diretamente, a gestão de seus bens, desde que não infrinjam a regra do impedimento legal.

A mens legis de tais disposições, indubitavelmente, não é uma proteção ao mercado, mas garantia de dedicação às respectivas funções públicas. Já que são impedimentos disciplinares, ou seja, impedimentos inscritos no âmbito de leis especiais que se ocupam de carreiras de Estado, haverá consequências próprias dentro das respectivas carreiras, vencendo o limite estrito do Direito Empresarial. Com efeito, sob o prisma do Direito Disciplinar, o impedimento para empresariar e administrar sociedades interpreta-se de forma alargada, a incluir mesmo situações meramente de fato. Refiro-me àquele que, sem estar inscrito como empresário ou sem ter formalizada, no ato constitutivo (contrato ou estatuto social) ou em documento apartado, devidamente inscrito na Junta Comercial, a sua condição de administrador judiciário, dedica-se à condução da atividade negocial, buscando, assim, furtar-se ao impedimento legal. Esse exercício de fato é indiferente para o Direito Empresarial, mas não o é para o Direito Disciplinar, permitindo, sim, a punição do magistrado, membro do Ministério Público, servidor público ou militar da ativa, em conformidade com a respectiva legislação de regência.

Completando a lista acima, encontram-se outros impedimentos: (5) o artigo 102 da Lei 11.101/05 prevê que o falido fica inabilitado para exercer qualquer atividade empresarial a partir da decretação da falência e até a sentença que extingue suas obrigações. O seu artigo 181 prevê ser efeito da condenação por crime nela previsto a inabilitação para o exercício de atividade empresarial e, até, o impedimento para o exercício de cargo ou função em conselho de administração, diretoria ou gerência das sociedades sujeitas àquela mesma lei, desde que tal condenação seja motivadamente declarada na sentença; esse efeito perdurará por até cinco anos após a extinção da punibilidade, podendo, contudo, cessar antes pela reabilitação penal; (6) o moralmente inidôneo. De acordo com o artigo 1.011, § 1o, do Código Civil, “não podem ser administradores [de sociedades empresárias], além das pessoas impedidas por lei especial, os condenados a pena que vede, ainda que temporariamente, o acesso a cargos públicos; ou por crime falimentar, de prevaricação, peita ou suborno, concussão, peculato; ou contra a economia popular, contra o sistema financeiro nacional, contra as normas de defesa da concorrência, contra as relações de consumo, a fé pública ou a propriedade, enquanto perdurarem os efeitos da condenação”. No âmbito específico das sociedades anônimas, o artigo 147, § 1o, da Lei 6.404/1976, disciplina serem “inelegíveis para os cargos de administração da companhia” os que se encaixam nessas hipóteses; (7) estrangeiros com visto temporário. O artigo 99 do Estatuto do Estrangeiro (Lei 6.815/1980) dispõe: “Ao estrangeiro titular de visto temporário e ao que se encontre no Brasil na condição do art. 21, § 1o, é vedado estabelecer-se com firma individual, ou exercer cargo ou função de administrador, gerente ou diretor de sociedade comercial”; o artigo 21, § 1o, refere-se ao natural de país limítrofe, domiciliado em cidade contígua ao território nacional, que porte documento especial que o identifique e caracterize a sua condição, permitindo-lhe exercer atividade remunerada nos Municípios fronteiriços a seu respectivo país. (MAMEDE, Gladston. Empresa e Atuação Empresarial - Direito Empresarial Brasileiro, 10ª edição. Atlas, 11/2017. VitalBook file, p. 88-90)

Espero ter ajudado.

1
Dislike0
User badge image

Paduan Seta Advocacia

O artigo 972 do Código Civil determina que podem exercer a atividade de empresário aqueles em pleno gozo da capacidade civil e os não impedidos legalmente.

Assim, é necessário analisar a legislação específica para poder-se determinar as hipóteses de impedimento. Na sequência, apresentamos alguns dos principais exemplos de impedimento e proibição, bem como o fundamento jurídico:

1) Deputados e Senadores não podem ser diretores ou controladores de empresas que tenham relação com o Poder Público (art.54, II,“a”, CF);

2) Servidores públicos civis federais, (Lei n.º 8.112/90, art. 117, inciso X);

3) Membros da Magistratura e do Ministério Público não podem ser empresários individuais, nem diretores ou controladores de sociedades empresariais (art. 36, I, LC 35/1997);

4) Militares da ativa, inclusive constituindo crime militar (Decreto-Lei n.º 1.029/69, art. 35);

5) Leiloeiros (art. 36 do decreto nº 21.981 de 1932);

6) Médicos em relação à farmácia e laboratórios (Resolução nº 1.246 de Janeiro de 1988);

7) Os falidos não reabilitados não podem nem ser sócios; só após o trânsito em julgado da sentença que extinguir suas obrigações civis e penais (após sua reabilitação) (art. 197 da Lei nº 11.101 de 2005);

8) Empresários individuais e sociedades que sejam devedoras da previdência social (Art. 95, §2º da Lei nº 8.212).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais