Buscar

apresente os argumentos que podem ser invocados na defesa do ente em juízo .

1- Ticio  , servidor  público estatutário , ajuizou  ação  indenisatória  em face  do ente  público  alegando  que  , a despeito  de ter  sido contemplado  com vantagens  remuneratórias   especifica  ao longo dos últimos cinco anos  o réu  não teria  editado  leis anuais  de revisão geral  na forma da constituição  . Requereu  assim  , indenização   indenização alegando omissão inconstitucional   do ente  , apresente  os argumentos  que podem ser invocados  na defesa do ente em juízo .

 

2-

💡 2 Respostas

User badge image

Especialistas PD

A tese de que a ausência de revisão geral anual geraria direito a indenização, significa reconhecer a própria revisão, por meio judicial, o que não seria vedado já que o aumento ou revisão de salário depende de Lei e de previsão orçamentária. Portanto, revisão nesses termos violaria o princípio da reserva legal.

Mas não é só. Haveria também violação o princípio da Separação de Poderes, já que compete a cada poder a iniciativa de lei estabelecendo os salários de seus servidores.

Além disso, no RE 565089, que discute o tema em questão, o Ministro Luis Roberto Barroso entendeu que não há dever especifico do Estado de corrigir anualmente a remuneração dos servidores públicos, menos ainda correspondente à inflação verificada. Segundo o Ministro, o inciso X do art. 37 apenas impõe o dever do Estado de analisar a situação remuneratória dos servidores e, se for o caso, promover a revisão, mas isso não seria automático. Reconheceu que seria conveniente que assim fosse, mas não haveria norma constitucional que impusesse o dever de revisão anual da remuneração. Disse que a expressão “revisão geral anual” contida no inciso mencionado apenas impõe o dever do Executivo manifestar-se, de forma fundamentada, sobre a situação remuneratória dos servidores.

1
Dislike0
User badge image

Manoel Pacheco

Muito bom!!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais