Buscar

Farmácia clinica

Um rapaz de 25 anos relata fazer uso de esteroides anabolizantes para "crescer". Sabendo disso o farmacêutico aconselha o rapaz e o alerta para o risco aumentado de :

a- anemia 

b- icterícia colestática e elevação de ast

c- hirsutismo 

d- hiperprolactinemia 

e- aumento testicular 

💡 3 Respostas

User badge image

Lucas Matos

D-Hiperprolactinemia

 

0
Dislike0
User badge image

Leilane Lopes

A opção A está errada pois está relacionada a absorção e utilização do ferro derivado da alimentação o que pode ocasionar a diminuição da produção de hemácias, que é a anemia.

A opção B está correta, pois é o fígado que metaboliza os anabolizantes, que sobrecarregam o fígado causando aumento das enzimas hepaticas (AST, ALT e outras) assim como pode causar icterícia colestática, que é quando a bile não consegue fluir da vesicula biliar ou do figado para o intestino. 

A opção C está errada pois o hirsutismo é o aumento de pelos na mulher, em locais que normalmente ocorrem pelos nos homens, como no caso do aparecimento de barba ou bigode.

A opção D está errada por a hiperprolactinemia é o aumento excessivo da secreção de prolactina, e isso pode ser causado por disfunção no sistema hipotalamico. 

A opção E está errada, pois o uso de anabolizantes causa atrofia testicular. 

 

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais