Buscar

O que é guarda compartilhada?

💡 3 Respostas

User badge image

Agostinho Tirello

A Guarda Compartilhada, estabelecida pela Lei nº 11.698/2008, disponibiliza aos pais separados a opção de dividir responsabilidades e despesas relacionadas à vida dos filhos menores de idade, com ambos sendo considerados coguardiões das crianças.

Fonte: Jus Navigandi. Disponível em: <https://jus.com.br/tudo/guarda-compartilhada>. Acesso em: 02 out 2018.

0
Dislike0
User badge image

Fabiola Soutto

A guarda compartilhada é instituto do Direito de família que propõe o compartilhamento equânime entre os pais separados da convivência e de todas as responsabilidades relacionadas à vida do menor.

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

"Art. 1.583, § 1o  do Código Civil. Compreende-se por guarda unilateral a atribuída a um só dos genitores ou a alguém que o substitua (art. 1.584, § 5o) e, por guarda compartilhada a responsabilização conjunta e o exercício de direitos e deveres do pai e da mãe que não vivam sob o mesmo teto, concernentes ao poder familiar dos filhos comuns."

A guarda compartilhada (Lei nº 11.698/08) é um instituto do Direito de família que assegura o compartilhamento equânime entre os pais da convivência e de todas as responsabilidades e despesas relacionadas à vida do menor. Nesta modalidade, ambos são considerados coguardiões do menor.

É a modalidade preferencial de guarda a ser aplicada pelo judiciário.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais