Leia o texto abaixo: Qual o papel desempenhado pelas corporações na sociedade?

Leia o texto abaixo:  

 

Qual o papel desempenhado pelas corporações na sociedade? Esta pergunta é fonte de um considerável debate no meio acadêmico e no interior das próprias corporações, originando um grande número de trabalhos baseados em teorias econômicas e organizacionais. Os relacionamentos entre indústrias, mercados e sociedade, no auge da produção industrial, deram origem ao conceito de responsabilidade social das empresas, fruto da crescente importância das atividades industriais no contexto social, envolvendo interferências no meio ambiente, infraestrutura urbana, relacionamento humano e mudanças de valores culturais nas comunidades industriais (p. 11). 

 

Fonte: BITTENCOURT, Epaminondas; CARRIERI, Alexandre. Responsabilidade social: ideologia, poder e discurso na lógica empresarial. Rev. adm. empres.,  São Paulo ,  v. 45, n. spe, p. 10-22,  Dez.  2005.   

 

Sobre a responsabilidade social, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta: 

 

  1. A responsabilidade social consiste, basicamente, no respeito à estruturação social que permite um bom arranjo político-econômico da sociedade, bem como a contribuição para o desenvolvimento humano e social.
  2. Ter consciência da responsabilidade social é ter consciência de que a sociedade é uma construção coletiva, mútua.  
  3. Cada ente social, seja individual, coletivo ou empresarial, público ou privado, tem uma responsabilidade no processo de organização político-social, que é margeada por preceitos artísticos e culturais apenas. 
Disciplina:Desenvolvimento Humano e Social1.519 materiais