Buscar

Com relação à ética e responsabilidade social corporativa, assinale a alternativa incorreta:

 Com relação à ética e responsabilidade social corporativa, assinale a alternativa incorreta:

a) A responsabilidade social corporativa pode ser considerada como a obrigação das empresas perante a sociedade.

b) Quando os gestores apresentam um compromisso pessoal com o comportamento ético responsável, os programas relacionados à ética tendem a ser mais bem integrados às operações, ao pensamento e ao comportamento.

c) A responsabilidade legal é a obediência à legislação municipal, estadual e federal e às regras internacionais aplicáveis ao negócio da empresa.

d) A responsabilidade ética se refere ao cumprimento de outras expectativas sociais das quais a legislação não trata.

e) A responsabilidade econômica das empresas é a de honrar com todos os seus tributos e compromissos.

💡 30 Respostas

User badge image

lucineia Mororó

e) responsabilidade econômica das empresas é a de honrar com todos os seus tributos e compromissos

4
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para responder a questão, vamos analisar cada alternativa acima:

Alternativa A: A preocupação com os princípios éticos, valores morais e um concerto abrangente de cultura é necessária para que estabeleçam critérios e parâmetros adequados para atividades empresariais socialmente responsáveis. Hoje em dia as organizações precisam ser atenciosas não só as suas responsabilidades econômicas e legais. Mas também em suas responsabilidades éticas, morais e sociais. (fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/etica-e-responsabilidade-social-nas-empresas/31235/. Acesso em 14 de outubro de 2018). Sendo assim, ela pode sim ser considerada como uma obrigação da empresa.

Alternativa B: Valores morais dizem respeito às crenças pessoais sobre o comportamento eticamente correta ou incorreto, quanto em parte do próprio individuo quanto em relações aos outros. A moral pode ser vista como um conjunto de valores e regras de comportamento que as coletividades sejam elas nações ou grupos sociais ou até mesmo organizações que julgarem corretos e desejáveis. (fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/etica-e-responsabilidade-social-nas-empresas/31235/. Acesso em 14 de outubro de 2018). Sendo assim, o compromisso ético e pessoal dos gestores tendem a aprimorar os projetos desenvolvidos dentro da empresa.

Alternativa C: A responsabilidade legal é, de fato, o cumprimento das legislações de todas as esferas governamentais.

Alternativa D: Toda profissão que possui um órgão regulador tem seu código de ética. Com os administradores não é diferente. O CFA é a instituição responsável por ditar o Código de Ética dos Profissionais de Administração (CEPA). "O Código de Ética dos Profissionais de Administração (CEPA) é o guia orientador e estimulador de novos comportamentos e está fundamentado em um conceito de ética direcionado para o desenvolvimento, servindo simultaneamente de estímulo e parâmetro para que o Administrador amplie sua capacidade de pensar, visualize seu papel e torne sua ação mais eficaz diante da sociedade". (CFA, 2010). (fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/academico/a-importancia-da-etica-e-da-responsabilidade-social-para-o-administrador/108144/. Acesso em 14 de outubro de 2018). Assim, a responsabilidade ética trata, sim, de assuntos que estão descritas em normas.

Alternativa E: A Responsabilidade Econômica implica no crescimento econômico da empresa, sem comprometer a sustentabilidade ambiental ou social. Portanto, trata da perpetuação e do desenvolvimento dos negócios, visando o lucro e a remuneração do capital, de forma que haja uma distribuição deste bem para o progresso social, sem afetar os recursos ambientais. (fonte: http://www.homologa.atlantica.raro.com.br/responsabilidade-empresarial/responsabilidade-economica. Acesso em 14 de outubro de 2018). Assim, a responsabilidade econômica não se trata de honrar com os tributos e compromissos.

A alternativa incorreta é E.

4
Dislike0
User badge image

Fernanda Montosane

Por serem atribuições governamentais, a redução da emissão de carbono e a defesa dos direitos dos animais não são ações de Responsabilidade Social de uma empresa e, por isso, não afetam sua credibilidade junto a seus clientes. 

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais