Buscar

Diagnóstico Empresarial ACS

Prévia do material em texto

2 
 
2 
 
 	 
 
Diagnóstico empresarial : ACS(Agente Comunitário de Saúde) 
 
 
Cintia Cantelle¹ 
Graziela Palhano de Carvalho¹ 
Samara Ribeiro de Almeida¹ 
Marcio Godoi² 
 	 
RESUMO 
 
O tema do presente trabalho parte informando o que é o Sistema Único de Saúde (SUS),o sistema responsável pelo oferecimento de serviços de saúde de forma totalmente gratuita para a população, hoje, o SUS atende mais de 190 milhões de brasileiros, onde cerca de 80% têm dependência exclusiva dos serviços prestados por esse sistema em detrimento aos serviços privados. Esse sistema tem um caráter essencial já que fornece diversos instrumentos e meios de assistência à saúde e qualidade de vida à toda a população. Mesmo nos lugares mais remotos e afastados, o SUS pode oferecer seus serviços de amparo e cuidado para essas comunidades, bem como serviços mais amplos como de vigilância e pesquisa .O trabalho segue apresentando a localização da unidade de saúde de Curitibanos que foi realizado a coleta de informações através de questionário direcionado a uma ACS(Agente Comunitário de Saúde) .O trabalho também trás a dificuldade na troca de informação, que até o momento nota-se que muitos são os problemas que muitos são os problemas enfrentados por profissionais da saúde para fazer cm que as informações chegue aos pacientes, mas você já parou para pensar oque tudo isso pode acarretar e os problemas enfrentados, todos os procedimentos realizados pelas agentes de saúde pode ajudar não somente os pacientes que precisam do SUS, mas também o município como um todo, isso por que o município realiza ações que podem aumentar ou diminuir a verba que vem para o município destinada a saúde, através dos 7 indicadores de produtividade, com esse instrumento é possível avaliar, como esta sendo gerenciado e planejado essas ações de modo a permitir que sejam feitas mudanças nos processos e resultados. O presente trabalho vai apontar que muitos são os fatores que implicam para a troca de informação entre o paciente e a unidade, como matérias que não facilitam esse trabalho, o sistema usado pelo SUS muitas vezes é instável com muita facilidade de perda de dados, porém sabe se que nem sempre os recursos são o suficiente para a conclusão de muitas das propostas de melhorias, que viriam para diminuir as filas de esperas, as filas no próprio atendimento médico, a falta de medicamentos e a coleta de dados sem complicações, entretanto o trabalho excepcional realizado pelas agente de saúde facilita em muitos aspectos. 
 
 
Palavras-chave: Saúde. Comunidade. ACS. 
 
 
 
 
INTRODUÇÃO 
 
1 Cintia Cantelle 
 Graziela Palhano de Carvalho 
 Samara Ribeiro de Almeida 
2 Marcio Godoi 
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Administração (ADG2380) – Prática do Módulo I - 
24/11/2022 
 No seguinte trabalho realizado com foco nos agentes comunitários de saúde, Os ACS têm um papel muito importante no acolhimento, pois é membro da equipe que faz parte da comunidade, o que permite a criação de vínculos mais facilmente, propiciando o contato direto com a equipe. No Brasil, atualmente, mais de 200 mil agentes comunitários de saúde estão em atuação, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, com ações de promoção e vigilância em saúde. 
Discutir as ações do ACS é oportuno e necessário na medida em que vai ao encontro dos desafios atuais acerca da qualificação da Atenção Básica/Estratégia Saúde da Família. Logo, o conhecimento do cotidiano dos agentes nos territórios poderá contribuir na elaboração de estratégias que visem a melhoria da qualidade do trabalho desenvolvido no âmbito da saúde. 
O agente comunitário de saúde – ACS é um personagem muito importante na implementação do Sistema Único de Saúde. O presente trabalho trás como objetivo apresentar qual as ações desenvolvidas, suas dificuldades, até onde vai o seu alcance na comunidade e a importância desses agentes para o SUS e para a sociedade. 
 
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 
 
Sistema Único de Saúde (SUS) 
 
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988.A Constituição Brasileira de 1988 preocupou-se com a cidadania do povo brasileiro e se refere diretamente aos direitos sociais, como o direito à educação, à saúde, ao trabalho, ao lazer e à aprendizagem, em relação a saúde: 
 
“Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.” 
 
 O SUS é o sistema responsável pelo oferecimento de serviços de saúde de forma totalmente gratuita para a população, hoje, o SUS atende mais de 190 milhões de brasileiros, onde cerca de 80% têm dependência exclusiva dos serviços prestados por esse sistema em detrimento aos serviços privados. Esse sistema tem um caráter essencial já que fornece diversos instrumentos e meios de assistência à saúde e qualidade de vida à toda a população. Mesmo nos lugares mais remotos e afastados, o SUS pode oferecer seus serviços de amparo e cuidado para essas comunidades, bem como serviços mais amplos como de vigilância e pesquisa. 
 É um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, o SUS tem como porta de entrada preferencial a Atenção Primária à Saúde (APS), que busca solucionar os problemas de saúde enquanto ainda não são tão graves. Assim, além de gerar uma economia com tratamentos intensivos, evita sequelas e incapacitação a longo prazo. 
 São os nossos impostos que mantêm o sistema em execução e financiam os serviços de saúde prestados pelo mesmo. Para fazer com que o sistema receba seus devidos recursos, a destinação de verba é dividida em esferas do governo, tal que se dá da seguinte forma: 
 
· Governos municipais destinam 15% das arrecadações; 
· Governos estaduais destinam 12% das arrecadações; 
· Governo federal define um valor de acordo com a verba disponível. 
 
A lei 8.142, de 28 de dezembro de 1990, que estabelece o formato da participação popular no SUS e dispõe sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde. 
 
Localização da Unidade Básica de Saúde 
 
 
 
A UBS localiza-se no Bairro Bom Jesus, rua Antônio Tenório Cavalcanti, Curitibanos SC. 
 
Agentes Comunitário de Saúde 
 
 A coleta de informações a seguir foi realizada em Novembro de 2022, através de questionário direcionado a uma Agente Comunitário de Saúde que atua na Unidade Básica de Saúde. 
 
2.4 Qual a função da ACS ? 
 
 ‘‘Trabalhamos com orientação, cadastramento das famílias, atualização e prevenção de doenças.’’informa a ACS. 
 Segundo a Lei 13.595, o Agente Comunitário de Saúde poderá atuar com diversos grupos populacionais. Uma das possibilidades de atuação do profissional é a realização de visitas domiciliares regulares e periódicas para acolhimento e acompanhamento. Sobre essa atuação, o agente de saúde poderá desempenhar funções com: 
 
Podemos dizer que o ACS deve: 
· Identificar áreas e situações de risco individual e coletivo; 
· Encaminhar as pessoas aos serviços de saúde sempre que necessário; 
· Orientar as pessoas, de acordo com as instruções da equipe de saúde; 
· Acompanhar a situação de saúde das pessoas, para ajudá-las a conseguir bons resultados. 
 
Teodósio et al (2006,p 2) relatam que : 
 
O perfil profissional do agente comunitário, delineado pelo Ministério da Saúde , deixa claro que a sua atuação envolve duas dimensões:a técnica e a social. A primeira está relacionada ao trabalho junto aos indivíduos e `as famílias no desenvolvimento de ações de prevenção e monitoramento de grupos ou problemas específicos. A segu da , diz respeito ao seu papel de articulador e mobilizador social na comunidade. 
 
2.5 Quantas ACS atualmente trabalham no bairro ?E quantas famílias devemser alcançada por cada uma ? 
 ‘‘Nos dias de hoje 5 ACS . Hoje trabalhamos com número de pessoas, não mais por famílias como era antigamente , devemos ter uma cobertura de 90% da área em questão.’’ 
 Independente da população da cidade ou da população sob responsabilidade de uma equipe de saúde da família, o Ministério da Saúde recomenda que o Agente Comunitário de Saúde (ACS) seja responsável pelo “cuidado” de uma micro área com no máximo 750 pessoas, não especificando o número 	de 	famílias. 
 No entanto, cabe ao município dimensionar a necessidade do número de ACSs para cada equipe de saúde da família, assim como o tamanho das microáreas sob responsabilidade de cada ACS. Para isto, deve ser levado em conta fatores como área (tamanho), população, dificuldade de locomoção dentro da área / micro área e perfil epidemiológico. 
 
2.6 Quais são as maiores dificuldades enfrentadas ? 
 
 Relata a agente ‘‘Cachorros soltos , e achar os pacientes em casa’’. Em seu cotidiano o agente comunitário de saúde encontra e vivência diversas dificuldades como cita a ACS a cima. Além do exposto o agente exerce inúmeras funções que causam desgaste psicológico e físico como:exposição solar ,mordidas de cães, quintais sujos, ausência do paciente. Com tantas ações que devem ser ser desenvolvidas pelos ACS, se não houver uma capacitação que ofereça condições para os mesmos desempenharem suas funções é possível que estes profissionais se sintam sobrecarregados, não conseguindo realizar um trabalho satisfatório. 
 
2.7 Quantas visitas ao mês deve ser feitas pelas ACS a família? Existe dificuldade na troca de informação para os pacientes? 
 
 Menciona que ‘‘1 vez no mês, dependendo da situação é necessárias mais visitas.’’ Sobre as dificuldade ‘‘Sim alguns pacientes não entendem oque estamos falando e outros não falam das dificuldades e problemas que que estão enfrentando.’’ 
 
2.8 Se a ACS não consegue repassar devida informações por telefone , qual as próximas medidas devem ser tomadas para a localização do paciente ? Eles tem o direito de não aceitar visitas ? 
 
 A Agente Comunitária de Saúde expõe que : 
 
‘‘O repasse de informações é feito nessa visita 1 vez ao mês , caso não encontramos, tentamos os telefones fornecidos no sistemas, e se mesmo assim ai da não conseguimos, procuramos parentes ou vizinhos e os telefones dos mesmos.’’ 
 
 ‘‘ Sim, sem que venha interferir no atendimento na UBS, pois somos a ponte que faz essa ligação’’ diz sobre o paciente não aceitar a visita. Os agentes são o primeiro contato entre a unidade e a população do seu território de abrangência . Eles conhecem a realidade das famílias pelos quais são responsáveis, através do cadastramento, do diagnóstico e de suas características sociais, demográficas e epidemiológicas. Sem essa interação os pacientes podem ficar sem informações. 
 
 2.9 Dos materiais usados pela ACS o que deveria ser melhorado para que aja mais facilidade de comunicação? A necessidade de contratação de ACS no bairro e existem muitas áreas descobertas ? 
 
 Relata ‘‘ Nossos sistema é limitado e nada ágil, os tablet travam o tempo todo’’. Sobre a contratação diz ‘‘Sim para que venha ter uma cobertura maior do território e áreas descobertas assim cooperando para nossos indicadores, oque faz com que a região receba verbas para a saúde.’’Percebe-se que a falta de um bom sistema e mais profissionais faz com que a agentes não consigam realizar um trabalho inteiramente perfeito. Segue afirmando que ‘‘Nosso território existe 3 áreas descobertas, porém em toda cidade tem mais.’’ 
 
 A DIFICULDADE NA TROCA DE INFORMAÇÃO 
 
 Ate o momento nota-se que muitos são os problemas que muitos são os problemas enfrentados por profissionais da saúde para fazer cm que as informações chegue aos pacientes , mas você já parou para pensar oque tudo isso pode acarretar e os problemas enfrentados, todos os procedimentos realizados pelas agentes de saúde pode ajudar não somente os pacientes que precisam do SUS, mas também o município como um todo, isso por que o município realiza ações que podem aumentar ou diminuir a verba que vem para o município destinada a saúde, através dos 7 indicadores de produtividade, com esse instrumento é possível avaliar, como esta sendo gerenciado e planejado essas ações de modo a permitir que sejam feitas mudanças nos processos e resultados. 
Os sete indicadores da saúde são: 
· Gestante com pelo menos 6 consultas de pré natal, sendo a primeira antes da 20° semana de gestação 
· Gestante com realização de exames para sífilis e HIV 
· Proporção de gestante que passam pelo atendimento odontológico 
· Exame citopatológico (preventivo) 
· Cobertura de vacina contra a poliomielite 
· Percentual de paciente com HAS com pressão aferida a cada semestre 
· Percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada 
 
 Com isso é importante que cada profissional saiba como usar esses indicadores, não só para o processo de trabalho, mais também para identificar riscos e realizar corretamente um encaminhamento qualificado, quando necessário, 
 Com isso entre em ação a importância das ACS, São elas, as responsáveis por fazer essa ponte entre o paciente e a unidade, porém muitos são os fatores que interferem para o bom desempenho do sistema e dos profissionais 
A dificuldade na troca de informação é uma delas, infelizmente nem sempre é investido em materiais de qualidade, como tablets e o próprio sistema usado para armazenar as informações, muitas vezes lento e estável, o que infelizmente é um sistema usado por todos os funcionários, além de todo esse trabalho muitas das vezes ainda é difícil encontrar os pacientes em casa, o que dificulta muito pois é feita 1 visita ao mês para as famílias. 
 Foi relatado também pela ACS da unidade do bairro Bom Jesus que no bairro existem 3 áreas descobertas que são locais de difícil acesso ou pelo simples fato de não haver agente de saúde suficiente por bairro, o que implica na diminuição da verba destinada ao município apesar de cada agente trabalhar em sua micro área, todas trabalham para os mesmos objetivos, como prevenção de doenças orientação e repasse das informações, fazendo com que ao invés de procurar o hospital que é o último caso, procure primeiramente a unidade de saúde do seu bairro para a prevenção de doenças, 
 
Matéria do new York time 1993, estado brasileiro lidera caminho para salvar crianças. 
 
No interior escuro e esfumaçado de um barracão, Maria, com 1 ano de idade, estava sentada quieta no chão de terra, entorpecida pela diarreia e desnutrição. 
Com outras sete crianças para criar, a mãe de Maria, Antônia Souza Lima, explicou que não podia se dar ao luxo de uma caminhada de uma hora e meia, ou de pagar 40 centavos pela passagem de ônibus, para levar sua bebê moribunda ao posto médico mais próximo. 
Piorando aos poucos, Maria parecia destinada a se tornar mais uma das 250 mil crianças brasileiras que morrem antes de completar 5 anos de idade. 
Mas, em um novo esforço para reduzir a devastadora taxa de mortalidade infantil, uma agente comunitária de saúde começou recentemente a vir toda semana à casa de Antônia, trazendo soro de reidratação oral para Maria e informações sobre higiene para sua mãe, que tem uma televisão mas não um filtro de água. 
Com o novo programa de saúde pública, envolvendo um exército de trabalhadores de saúde de baixo custo, o estado do Ceará está mostrando para o Brasil que às vezes, mesmo em tempos de austeridade econômica, a mortalidade infantil pode ser reduzida. 
Em quatro anos, o Ceará, um dos estados mais pobres do Nordeste brasileiro, reduziu sua mortalidade infantil em cerca de um terço. O número de bebês que morria antes de seu primeiro aniversário era de 39 para cada 1000 nascidos vivos em 1990, quando a pesquisa foi realizada pela última vez; em 1987, esse número era de 57 por 1000. 
 
 Aqui nota-se a importância desse trabalho, das ACS, porem cada pessoa que utiliza desse sistema precisafazer a sua parte,assim não ajudando somente a ela mas também todas as pessoas que necessitam do sistema único de saúde, pois quando as metas são alcançadas, o município recebe verbas maiores destinada a saúde, aumentando a quantia de exames por mês, as filas para a realização dos mesmos diminuem, assim tendo diagnósticos com mais rapidez podendo ter mais tempo para o tratamento de doenças. 
 
 
MATERIAIS E MÉTODOS (COMO FOI FEITO O TRABALHO) 
 
 No devido trabalho foram feitas pesquisas qualitativas, sobre a dificuldade na troca de informações entre as ACS e os paciente, como matérias de qualidade poderiam vir a facilitar o trabalho realizado por elas e a importância das agentes comunitárias de saúde, com o intuito de mostrar a importância desse papel nas unidades básicas de saúde, pois são elas que escutam e correm atras de muitos recursos para quem precisa. 
 	 
RESULTADOS E DISCUSSÃO (GRAFICOS, RESULTADOS EM GERAL) 
 
Foram realizadas pela equipe, um questionário com uma serie de perguntas, as consideravelmente 
1-Qual a função da ACS? 
Trabalhamos com orientação, cadastramento das famílias, atualização e prevenção de doenças. 
2-Quantas ACS atualmente trabalham no bairro? 5 ACS 
3-Quais são as maiores dificuldades enfrentadas? Cachorros soltos, e achar os pacientes em casa 
4-Existem muitas áreas descoberta? Saberia dizer quantas? Nosso território existe 3 áreas descobertas, porém em toda a cidade tem mais. 
5-Existe dificuldade na troca de informações para os pacientes? Sim alguma pacientes não entendem oque estamos falando e outros não falam das dificuldades e problemas que estão enfrentando. 
6-Dos materiais usados pelas ACS oque deveria ser melhorado para que aja mais facilidade de comunicação? Nosso sistema é limitado e nada ágil, os tablet travam o tempo todo 
7-Deixe sua opinião, ao que diz respeito às dificuldades para repassar informações, oque deveria ser melhorado; A maneira de como chega as informações pois, pois muitas vezes chega por outras pessoas e não pelo próprio 
8-Quantas famílias devem ser alcançada por cada ACS? Hoje trabalhamos com número de pessoas, não mais por famílias como era antigamente, devemos ter uma cobertura de 90% da área em questão 
9-Quantas visitas ao mês devem ser feitas pelas ACS a família? 1 vês ao mês, dependendo da situação é necessário mais visitas. 
10-As famílias tem o direito de não aceitar visitas? Sim, sem que venha interferir no atendimento na UBS, pois somos a ponte que faz essa ligação. 
11-Há necessidade de contratação de ACS no bairro? Sim para que venha ter uma cobertura maior do território e áreas descobertas assim cooperando para nossos indicadores, oque faz com que a região receba mais verbas para a saúde. 
12-Se a ACS não consegue repassar devida informações por telefone, qual as próximas medidas devem ser tomada para a localização do paciente? O repasse de informações é feita nessa visita 1 vês ao mês, caso não encontramos, tentamos os telefone fornecidos no sistema, e se mesmo assim ainda não conseguirmos, procuramos parentes ou vizinhos e os telefones dos mesmo. 
Durante o desenvolvimento desse trabalho conseguimos entender, que esse essa ponte realizada pelas ACS, é muito mais importante do que imaginávamos, pois se dependesse da troca de informação somente quando o paciente precisasse ir ate a unidade, realmente ficaria difícil alcançar as metas, pois elas vão até o paciente, conversam e buscam soluções para resolver oque for precisam, apesar de não terem matérias de boa qualidade e poucos recursos, elas fazem o possível par que ambas as partes consigam entender e solucionar o problema. 
 
CONCLUSÃO 
 
Conclui se que muitos são os fatores que implicam para a troca de informação entre o paciente e a unidade, como matérias que não facilitam esse trabalho, o sistema usado pelo SUS muitas vezes é instável com muita facilidade de perda de dados, porém sabe se que nem sempre os recursos são o suficiente para a conclusão de muitas das propostas de melhorias, que viriam para diminuir as filas de esperas, as filas no próprio atendimento médico, a falta de medicamentos e a coleta de dados sem complicações, entretanto o trabalho excepcional realizado pelas agente de saúde facilita em muitos aspectos, é algo que deveria cada vez mais ser valorizado não somente local de trabalho, mas como também pelo paciente que muitas das vezes não consegue se deslocar até a unidade, e elas prontamente atendem, auxiliam, marcam consultas, e o mais importante ouvem cada um deles, orientam correntemente, com isso entende se que não basta somente que esses profissionais sejam bem capacitado, mas também que sejam valorizados através de boas condições de trabalho, como os matérias usados e mais qualidade do sistema usado por elas. 
REFERÊNCIAS 
JUS.COM,BR. Lei Federal 13.595/2018: o novo regime jurídico dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. Disponível em: 
https://jus.com.br/artigos/65581/lei-federal-13-595-2018-o-novo-regime-juridico-dos-agentescomunitarios-de-saude-e-agentes-de-combate-as-endemiashttps://. Acesso em: 9 nov. 2022. 
CEEN, CENTRO DE ESTUDOS . Agente comunitário de saúde: quais as atribuições do ACS?. Disponível em: ACS?.2020.Disponível em: <https://www.ceen.com.br/agente-comunitario-desaude/> acesso em : 9 de nov 2022.. Acesso em: 5 nov. 2022. 
FESAUDE. No Dia Mundial da Saúde veja a importância do SUS para a vida dos brasileiros. Disponível em: https://www.fesaude.niteroi.rj.gov.br/sua-saude/no-dia-mundial-da-saude-veja-aimportancia-do-sus-para-a-vida-dos-brasileiros. Acesso em: 11 nov. 2022. 
MANUAL DAS ACS. O trabalho do agente comunitario de saude. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/manual_acs.pdf . Acesso em: 11 nov. 2022. 
MEDICINA DA FAMÍLIA E DA COMUNIDADE. O papel do agente comunitário de saúde no 
SUS. Disponível em: https://leonardof.med.br/2010/10/10/o-papel-do-agente-comunitario-de-saudeno-sus/. Acesso em: 9 nov. 2022. 
SCIELO. O agente comunitário de saúde frente ao processo de trabalho em equipe: facilidades e dificuldades. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/FSQprbNVPbf8Z9J7gp6PCRn. Acesso em: 9 nov. 2022. 
SISTEMA DE INFORMAÇÃO . Indicadores de Saúde. Disponível em: https://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/pab/6/unidades_conteudos/unidade08/p_03.html. Acesso em: 10 nov. 2022. 
THE NEW YORK TIME. Estado brasileiro lidera caminho para salvar crianças. Disponível em: https://www.nytimes.com/1993/05/14/world/brazilian-state-leads-way-in-saving-children.html. Acesso em: 10 nov. 2022. 
VOITTO. Vale a pena trabalhar no SUS? Conheça o sistema e descubra!. Disponível em: www.voitto.com.br/blog/artigo/o-que-e-o-sus. Acesso em: 11 nov. 2022. 
image1.jpg

Continue navegando