Buscar

O QUE FALA O PRINCIPIO DA AMPLA DEFESA E DO CONTRADITORIO ?

💡 2 Respostas

User badge image

J. A

Princípio do contraditório = Consiste no direito do réu a ser ouvido e na proibição de que haja decisão sem que se tenha ouvido os interessados. Por conta desse princípio, no processo cível, a sentença será nula se o demandado não tiver tido oportunidade de contestar a ação e no processo penal, será suspenso até que a defesa seja apresentada. Ainda no processo penal, a condenação com base apenas em prova produzida pela acusação é também nula, motivo pelo qual o juiz não pode condenar com base em prova produzida apenas no inquérito policial.

Princípio da ampla defesa corresponde ao direito da parte de se utilizar de todos os meios a seu dispor para alcançar seu direito, seja através de provas ou de recursos. Assim, o juiz não pode negar à parte o direito a apresentar determinada prova, exceto se ela for repetitiva, irrelevante ou for utilizada apenas para atrasar o processo.

 

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nossos conhecimentos sobre Direito constitucional e constituição federal.


No regime administrativo ou judicial, sobre um processo, um acusado tem direito de ampla defesa, que reúne todos os recursos legais para que o mesmo possa se justifique a respeito da acusação que está sofrendo e o contraditório que se refere a fiscalização e a contraproposta sobre a mesma.


Portanto, o princípio de ampla defesa se associa ao conjunto de recursos para que o indivíduo possa utilizar do contraditório para justificar-se e fiscalizar sobre as acusações recebidas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais