Buscar

Defina as funções do nariz e da cavidade nasal no processo respiratório

💡 3 Respostas

User badge image

LAURA Costa

A cavidade nasal possui a função de filtrar, umedecer e aquecer o ar que é inspirado para os pulmões, tornando-o mais propicio para o seu devido processamento.

1
Dislike0
User badge image

Ana Beatriz

O nariz pode até parecer um órgão simples, mas na verdade é uma estrutura complexa e com muitas funções. A função básica do nariz é aprontar o ar que respiramos para que ele possa chegar aos pulmões em boas condições de realizar a troca gasosa, cabendo a ele a função de umidificar, aquecer e filtrar o ar inspirado.

A cavidade nasal têm a função de filtrar, umedecer e aquecer o ar que é inspirado para os pulmões, tornando-o mais propício para o seu devido processamento. São revestidas internamente pela mucosa nasal, que possui um grande número de vasos sanguíneos.

creio eu que seja isso 

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O nariz ele filtra, aquece e umidifica o ar inalado, além de captar diversos aromas. Saiba como lavá-lo direito para se proteger da rinite e de outros problemas. Muita gente se surpreendeu quando uma pesquisa realizada por cientistas americanos e franceses veio à tona com o seguinte dado: somos capazes de sentir até 1 trilhão de aromas diferentes. Mas essa é apenas uma das façanhas do nariz. Todas elas, inclusive, têm tudo a ver com saúde. A cavidade nasal na realidade são duas cavidades paralelas que se estendem das narinas até à faringe e estão separadas uma da outra por uma parede cartilaginosa. Em seu interior existem dobras chamadas conchas nasais, que têm a função de fazer o ar rotacionar. No teto das fossas nasais existem células sensoriais, responsáveis pelo sentido do olfato.


Na entrada do nariz, há pelos que retêm partículas pequenas como germes e esporos. As que são ainda menores acabam barradas pelo muco que reveste as narinas. Em seguida, são varridas por pelinhos minúsculos, os cílios, para a região da garganta. O ar também não pode chegar muito seco aos pulmões, sob risco de lesar os alvéolos. A vascularização e o muco – produzido por pequenas glândulas ali – lhe transmitem umidade. A produção diária de muco chega a 2 litros. As partículas do ar estimulam os cílios, que transmitem um sinal elétrico a nervos ligados a eles. Esse sinal chega ao cérebro pelo bulbo olfativo, que interpreta o odor. O ser humano percebe 1 trilhão de cheiros diferentes. Os aromas também ajudam a processar e a distinguir o sabor da comida.

Normalmente, estas cavidades são preenchidas de ar. Quando você tem um resfriado ou sinusite a cavidade óssea pode ser preenchida de muco e pus, muitas vezes ficando obstruídas e causando sintomas. Ajudar a filtrar o ar que respiramos aquecer e umidificar o ar que chegará aos pulmões, dar ressonância à voz, aliviar o peso do crânio, fornecer a estrutura óssea para o rosto e os olhos.


Além disso, devemos tomar muito cuidado com este órgão, pois suas estruturas são bem delicadas e qualquer descuido podemos machucá-lo facilmente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais