Buscar

Quais são as características anatômicas da cavidade nasal, seios paranasais e faringe? Irrigação da cavidade nasal Área de Kiesselbach Drenagem lin...

Quais são as características anatômicas da cavidade nasal, seios paranasais e faringe?
Irrigação da cavidade nasal
Área de Kiesselbach
Drenagem linfática da cavidade nasal
Seios paranasais
Função dos seios paranasais
Abertura dos seios paranasais na cavidade nasal
Inflamação da cavidade nasal e dos seios paranasais
Relações da faringe
Medidas aproximadas da faringe
Luz da faringe e o que passa por este órgão
Partes da faringe
Comunicação da faringe com outras cavidades
Estratimeria da faringe
Anel linfático da faringe
A irrigação da cavidade nasal é feita pelas Aa. etmoidais anterior e posterior, Aa. esfenopalatina e palatina maior, e R. septal da A. labial superior.
A área de Kiesselbach é uma região onde as cinco artérias que vascularizam as cavidades nasais se anastomosam, localizada na parte anterior do septo nasal.
A linfa da cavidade nasal drena para os linfonodos submandibulares ou para os linfonodos retrofaríngeos.
Os seios paranasais são extensões dos ossos do crânio que ficam cheios de ar, sendo eles: seios frontais, células etmoidais, seios esfenoidais e seios maxilares.
A função dos seios paranasais é diminuir o peso da cabeça e promover a ressonância do som.
Os seios frontais drenam através do ducto frontonasal para o infundíbulo etmoidal, que se abre no hiato semilunar do meato nasal médio. As células etmoidais posteriores se abrem no meato nasal superior, as anteriores drenam direta ou indiretamente para o meato nasal médio através do infundíbulo etmoidal, e as médias/bolha etmoidal abrem-se diretamente no meato médio. Os seios esfenoidais drenam no recesso esfenoetmoidal, uma passagem posterossuperior à concha nasal superior. Os seios maxilares têm uma ou mais aberturas (óstio maxilar) que se abrem no meato médio por meio do hiato semilunar.
A inflamação da mucosa da cavidade nasal é chamada rinite, já a dos seios paranasais é a sinusite.
A faringe se relaciona superiormente com a base do crânio, inferiormente é contínua com o esôfago, posteriormente há o espaço retrofaríngeo e lateralmente existe o espaço parafaríngeo. Anteriormente, a faringe se relaciona com a laringe e com as cavidades nasais e oral.
As medidas aproximadas da faringe são 12cm crânio-caudal e 5cm próximo ao crânio e 1,5cm próximo ao esôfago látero-lateral.
A luz da faringe é estreitada, em forma de fenda, e o bolo alimentar passa por este órgão.
As partes da faringe são a nasofaringe, orofaringe e laringofaringe.
A faringe se comunica com o nariz pelos cóanos, com a cavidade oral pelo istmo das fauces e com a laringe através do ádito da laringe.
A estratimeria da faringe é composta pela túnica mucosa, túnica fibrosa, túnica muscular e fáscia bucofaríngea.
O anel linfático da faringe é encontrado na mucosa.

Essa pergunta também está no material:

03 Cavidade nasal, seios paranasais e faringe
6 pág.

Anatomia Humana II Universidade Federal do Espírito SantoUniversidade Federal do Espírito Santo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A cavidade nasal é revestida por uma mucosa que possui células ciliadas e células secretoras de muco. Os seios paranasais são extensões dos ossos do crânio que estão cheios de ar e ajudam a diminuir o peso da cabeça e a promover a ressonância do som. Os seios frontais drenam através do ducto frontonasal para o infundíbulo etmoidal, que se abre no hiato semilunar do meato nasal médio. As células etmoidais posteriores se abrem no meato nasal superior, as anteriores drenam direta ou indiretamente para o meato nasal médio através do infundíbulo etmoidal, e as médias/bolha etmoidal abrem-se diretamente no meato médio. Os seios esfenoidais drenam no recesso esfenoetmoidal, uma passagem posterossuperior à concha nasal superior. Os seios maxilares têm uma ou mais aberturas (óstio maxilar) que se abrem no meato médio por meio do hiato semilunar. A faringe se relaciona superiormente com a base do crânio, inferiormente é contínua com o esôfago, posteriormente há o espaço retrofaríngeo e lateralmente existe o espaço parafaríngeo. Anteriormente, a faringe se relaciona com a laringe e com as cavidades nasais e oral. A faringe é composta por três partes: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe. A faringe se comunica com o nariz pelos cóanos, com a cavidade oral pelo istmo das fauces e com a laringe através do ádito da laringe. A luz da faringe é estreitada, em forma de fenda, e o bolo alimentar passa por este órgão. A faringe possui uma estrutura chamada anel linfático, que é encontrado na mucosa. Espero que essas informações sejam úteis para você! Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais