Buscar

O que é parâmetro celular

Em ciência dos materiais o que seria parâmetro celular?

💡 2 Respostas

User badge image

RUBENS FELIPE FILHO

Parâmetro de rede Parâmetro de rede A distância entre dois átomos da cela unitária que fornece a repetição (ou periodicidade) é chamada parâmetro de rede.

0
Dislike1
User badge image

Julio C. Lourenço

Olá! Vou tentar esclarecer sua dúvida!

 

O parâmetro celular, ou parâmetro de rede, são os tamanhos que definem a célula unitária de um material cristalino. A célula unitária é a menor unidade que, se repetida infinitamente em todas as direções, irá gerar um determinado material cristalino. Uma célula unitária é gerada usando os parâmetros de rede e os ângulos. Assim, a grande maioria dos materiais se organiza através de repetições das células unitárias. Observe a figura, retirada do Callister:

 

Os tamanhos a, b e c são os parâmetros de rede da célula unitária. Para os sistemas cúbicos, a=b=c e todos os ângulos são 90 º, que são os normalmente estudados em ciências dos materiais. Entretanto existem um total de 14 estruturas cristalinas diferentes.

Espero ter respondido sua pergunta! O Passei Direto oferece vídeo aulas sobre ciências dos materiais! Você pode assistir e conhecer mais sobre este tema nessas aulas!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais