Buscar

Qual é a influência dos preços administrados sobre o Sistema de Metas Inflacionárias?

O quanto os preços administrados pelo governo influem sobre a política econômica e a inflação.

💡 2 Respostas

User badge image

Adriana Garcia

Preços administrados, pela definição do Banco Central, são aqueles que são insensíveis à oferta ou à demanda, pois são estabelecidos por meio de contrato por um órgão público. São os preços de derivados de petróleo, energia elétrica, serviços de telecomunicação, planos de saúde, água, tratamento de esgoto, tarifas de transporte público.


A inflação dos preços administrados é mais persistente do que a inflação dos preços livres, o que aumenta a inércia inflacionária geral. Além disso, a elasticidade dos preços administrados em relação às mudanças na política monetária é muito menor. (Fonte: Banco Central do Brasil).

Um exemplo prático: o reajuste do preço a energia elétrica impacta nos demais preços, pois este reajuste é repassado nos preços finais dos produtos. Um varejista de alimentos repassa para o preço final do produto o valor do reajuste da energia elétrica, no mesmo mês, o distribuidor de alimentos percebe o reajuste da energia elétrica a repassa no preço pelo qual um varejista pagará no mês seguinte o varejista percebe o reajuste do preço que pagou ao distribuidor e repassa novamente para o preço final do produto. Isso acontece também com reajuste de água, combustíveis, serviços de telecomunicações.


Na formulação e na implementação da política monetária, o Copom leva em consideração explicitamente o comportamento e os efeitos inerciais dos preços administrados, reagindo do mesmo modo que com outros choques de oferta. (Fonte: Banco Central do Brasil).

Especificamente, a autoridade monetária não tenta reverter o choque primário de preços, mas procura acomodar os efeitos primários do aumento de preços, enquanto neutraliza os efeitos secundários12 do choque na taxa de inflação.
Observe-se que o Banco Central não tenta neutralizar, a qualquer custo, os efeitos
secundários do choque de preços. Pelo contrário, leva em consideração o tamanho do choque e os seus efeitos em termos de atividade econômica na sua decisão de política monetária. (Fonte: Banco Central do Brasil).

1
Dislike0
User badge image

Adriana Garcia

Esqueci de complementar, por gerarem inércia inflacionária, o controle destes preços é fundamental para o alcance das metas, pois se subirem muito, o teto da meta de inflação pode ser excedido, e se não forem reajustados corretamente geram pressão inflacionária futura.

Espero ter contribuído 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais