Buscar

O que é Glicólise ? Porque acontece ?

💡 2 Respostas

User badge image

Thales Matzenbacher

Cara, sendo bem suscinto:

 

Lise - quebra

GLico = Glicose

 

As células do nosso organismo vivo e de qualquer outro precisam quebrar as molécolas de glicose, pois essas são muito grandes em sua propriedade química, assim ficam difíceis de serem absorvidas, então a glicólise acontece transformando a Glicose em outra propriedade química menor (que me foge o nome no momento) para as células conseguirem absorver a energia necessária para desenvolver suas funções saca?

 

Abraço

2
Dislike0
User badge image

Rhian Vilar

Principal combustível da maioria dos organismos a glicose, ocupa uma posição central no metabolismo.

Ela é relativamente rica em energia potencial, a sua oxidação completa até CO2 e H2O ocorre uma variação de energia livre padrão de -2840kj/mol.

Por meio do armazenamento da glicose como um polímero de massa molecular alta, a célula pode acumular grandes quantidades de unidades de hexose, enquanto mantém uma osmolaridade citósolica relativamente baixa, quando as demandas energéticas aumentam subitamente, a glicose pode ser liberada rapidamente desses polímeros de armazenamento intracelulares e ser empregada para produzir ATP.

A glicose é um substrato universal para as células humanas, cada tipo celular nos humanos é capaz de produzir o trifosfato de adenosina (ATP) a partir de glicólise, a rota pela qual a glicose é oxidada e quebrada para formar piruvato.

Via antiga - surgiu no início da evolução – ca. 3.5 bilhões de anos – talvez 1 bilhão de anos antes do surgimento de organismos fotossintetizantes (geração de O2)

A importância da glicólise na economia de substrato energético no corpo humano?

Está relacionada com a disponibilidade de glicose no sangue, bem como a habilidade da glicose de produzir ATP na presença e na ausência de O2. A glicose não é apenas um excelente combustível, é também um percursor altamente versátil capaz de suprir uma vasta gama de intermediários metabólicos que são os materiais primários necessários para as reações biossintéticas. A partir da glicose Escherichia Coli pode obter esqueletos carbônicos para cada um de seus aminoácidos, nucleotídeos, coenzimas, ácidos graxos.

Nos vegetais superiores e animais, a glicose possui três destinos principais:

Pode ser armazenada (como polissacarídeo ou como sacarose); ser oxidada a compostos com 3 átomos de carbonos (piruvato); por meio da glicólise; ou ser oxidada a pentoses, por meio das pentoses fosfato (fosfogliconato).

 O QUE É GLICÓLISE?

Uma reação onde a molécula de glicose é degradada em uma série de reações catalisadas por enzimas para libertar duas moléculas do composto piruvato, contendo em cada uma delas três átomos de carbono. Nas reações parte da energia livre é armazenada sob forma de ATP e NADH.

A glicólise é uma via central  quase universal do catabolismo da glicose, é a via através da qual, na maioria das células ocorre o maior fluxo de carbono. Em certos tecidos e tipos celulares de mamíferos (eritrócitos, medula renal, cérebro e esperma, por exemplo), a glicose, por meio da glicólise é a única fonte de energia metabólica.

FERMENTAÇÃO

É um termo geral que denota a degradação anaeróbica da glicose ou de outros nutrientes orgânicos em vários produtos (característicos para os diferentes organismos) para obter energia conservada sob a forma de ATP.

GLICÓLISE VISÃO GERAL

A glicose tem 6 átomos de carbono e sua divisão em 2 moléculas de piruvato, cada uma com 3 átomos de carbono, ocorre em uma sequência de 10 passos, os cinco primeiros constituem a fase preparatória

Nessas reações, a glicose é inicialmente fosforilada no grupo hidroxila em C-6 (Passo 1)

A glicose-6-fosfato assim formada é convertida em frutose-6-fosfato (Passo 2)

A qual é novamente fosforilada dessa vez em C-1, para liberar a frutose-1,6-bifosfato (Passo 3)

O ATP é o doador de fosfato nas duas fosforilações

A seguir a frutose-1,6-bifosfato é quebrada para liberar duas moléculas com três carbonos, a diidroxiacetona fosfato e o gliceraldeído fosfato (Passo 4).

A diidroxiacetona é isomerizada em uma segunda molécula de gliceraldeído-3-fosfato (Passo 5)

Terminando assim, a primeira fase da glicólise.

Saldo duas moléculas de ATP precisam ser investidas para ativar, ou iniciar a molécula de glicose para a sua quebra em duas partes de três carbonos, haverá depois um retorno positivo para esse investimento.

Resumindo...

Na fase preparatória da glicólise, a energia do ATP foi investida, aumentando o conteúdo de energia livre dos intermediários, e as cadeias carbônicas das hexoses metabolizadas  são convertidas em um metabólito comum, o gliceraldeído-3-fosfato.

O ganho energético provém da fase de pagamento da glicólise

Cada molécula de gliceraldeído-3-fosfato é oxidada e fosforilada por fosfato inorgânico (não pelo ATP) para formar o 1,3-bifosfoglicerato (Passo 6)

A liberação de energia ocorre quando duas moléculas de 1,3-Bifosfoglicerato são convertidas em duas moléculas de piruvato (Passos 7 e 10).

A maior parte dessa energia é acoplada de quatro moléculas de ADP para ATP

O produto liquído são duas moléculas de ATP por molécula de glicose empregada, uma vez que duas moléculas de ATP forma investidas na fase preparatória da glicólise. A energia também é conservada na fase de pagamento na formação de duas moléculas de NADH por molécula de glicose. Ocorre no citosol e produz NADH citósolico, devido ao fato do NADH não poder atravessar a membrana interna da mitocôndria, seus equivalente de redução são transferidos para a cadeia de transporte de elétrons pela lançadeira de malato-aspartato ou pela lançadeira de glicerol-3-fosfato.

2
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais