Buscar

Qual a melhor definição para deontologia?

💡 7 Respostas

User badge image

Anna Lu

 

Deontologia:

teoria moral criada pelo filósofo e jurisconsulto inglês Jeremy Bentham (1748-1832) que, rejeitando a importância de qualquer apelo ao dever e à consciência, compreende na tendência humana de perseguir o prazer e fugir da dor o fundamento da ação eticamente correta; deontologismo

0
Dislike0
User badge image

Marcos Farias

                                               Deontologia ou Ciência da moral

          Deontologia é  uma filosofia moral, concebida por Jeremy Bentham no século XIX, que objetiva orientar  as atitudes e condutas dos indivíduos nos campos da vida pessoal, social e profissional que não podem ser alcançados pelo Direito Penal, nem pela moral cristã ou laica,  nem pelas normas jurídicas e legais, como, por exemplo,  a Deontologia profissional, que se refere a um conjunto de princípios e regras de conduta inerentes a um determinado grupo profissional;  mas ela não é estática, ela se atualiza conforme  razões pragmáticas e objetivas de cada situação; pode ser definida, de uma maneira muito sucinta,  como melhor maneira de agir diante de um dilema específico. É uma filosofia do "Dever". 

           A Deontologia não pode ser confundida com a Ética, embora pertença ao campo da Ética. Pode-se dizer, de uma maneira geral, que a Deontologia é uma filosofia moral no sentido etmológico da palavra, mas não se vincula à moral cristã,  pois a concepção filosófica  (Utilitarismo) do seu idealizador, Jeremy Bentham, não se baseia em pressupostos de ordem moral, cristã ou laica, mas sim em pressupostos de ordem prática (utilitárias).  

      A Deontologia foi concebida pelo filósofo, pensador, jurista, etc.etc.,  inglês  Jeremy Bentham, uma das maiores mentes do século XIX e publicada na obra póstuma  a "Deontologia ou Ciência da Moral" (1834).  Bentham foi considerado o último iluminista.

      Para compreender melhor a Deontologia é importante conhecer a corrente filosófica concebida por Jeremy  Bentham, o Utilitarismo. 

       O prazer e a dor são dois elementos importantes como pontos de partida para a concepção utilitarista de Bentham. Para ele os indivíduos agem segundo um calculo do que deve lhe proporcionar mais prazer e menos dor, o "cálculo dos prazeres". 

    Suas ideias, expressadas na obra "Introdução aos princípios da Moral e da Legislação", baseiam-se na ideia de que a legislação deve se esforçar para oferecer o melhor para o maior número de pessoas possível; assim, o indivíduo, antes de praticar uma ação, deve calcular se aquilo vai lhe proporcionar mais dor ou mais prazer, de forma a orientar-se a sua decisão pelo princípio da utilidade ou utilitarismo. 

                  A filosofia de Bentham influenciou a legislação de muitos países, como os EUA, por exemplo.

         Na tomada de decisão o indivíduo deve agir conforme a lógica "utilitarista" de Bentham, pois, " cada um é, não somente o melhor, senão o único juiz competente do que é para ele pena ou prazer".

 

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Deontologia é um termo que se refere a um ramo da ética, criado no século XIX por um filósofo inglês chamado Jeremy Bentham.


Deontologia é o estudo do dever, baseado na ética e na moralidade. Esses deveres são internos, por partirem da consciência do indivíduo. O termo é explorado pelas profissões para reunir as obrigações morais que o profissional deve seguir para exercer seu cargo.


Portanto, a deontologia pode ser definida como a presença da ética no dever, por nortear o comportamento do indivíduo de acordo com a moralidade por trás de seus atos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais