Buscar

Qual a diferença existente entre os modelos educacionais espartano, ateniense e romano?

💡 2 Respostas

User badge image

Altair Antunes

A diferença entre os modelos educacionais destas três sociedades está, basicamente, no contexto em que elas estão inseridas. 

Os espartanos viviam numa região de constantes conflitos e passaram a associar a luta armada como fundamento social. Assim tornou-se mais do que necessário que a educação fosse direcionada ao preparo físico e mental das crianças para tempos de guerra.

Os atenienses, por sua vez, em sua atmosfera mais pacífica, mantinham uma mentalidade voltada à integridade da pólis e, dessa forma, os indivíduos eram educados para corresponder às demandas do espaço público.

Os romanos obtiveram dos dois grupos o que melhor poderiam oferecer: uma educação que preparava para vida pública mas que não se deixava levar pela filosofia puramente abstrata (em maneira geral). Assim, associada à vida pública estava a vida militar.

 

6
Dislike1
User badge image

Nara Pedroso

R.: A educação espartana tinha como principal função formar soldados para a defesa de Esparta. A educação ateniense, por sua vez, tinha como principal meta formar um orador político, assim como em Roma. Deste modo, podemos observar quanto as estruturas sociais condicionam os modelos educacionais das sociedades humanas.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais