Buscar

O que representa a depreciação de um investimento?

💡 4 Respostas

User badge image

Klever Almeida

Olá, tudo bem?

Depreciação é uma despesa que deve ser considerada quando um bem corpóreo é adquirido para uso operacional da empresa e vai perdendo seu valor no decorrer do tempo. Tal perda de valor se dá pelo desgaste natural com o uso, pela ação da natureza e pela obsolescência (quando o equipamento perde a competitividade pela disponibilização de outro que faz a mesma função com maior eficiência).

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Neste exercício, serão aplicados os conhecimentos adquiridos sobre Administração Financeira para explicar o conceito de depreciação.Quando se investe em um equipamento, uma máquina, um móvel, uma instalação ou em qualquer ativo, esse bem está sujeito passa pelo processo de depreciação. Esse processo consiste na desvalorização natural desse ativo.

Esse valor de depreciação tende a aumentar com o tempo, até chegar a um valor igual ao próprio valor de aquisição do ativo. Ou seja, até o valor do bem adquirido chegar a zero.

Algumas causas para esse fenômeno são, por exemplo:

  • Evolução das tecnologias disponíveis no mercado (obsolescência)

- Deterioração natural.

- O aumento natural das despesas com a manutenção e a operação.Concluindo, a depreciação de um investimento consiste na desvalorização da aquisição de um ativo. Isso ocorre devido à obsolescência, deterioração natural e a elevação dos custos devido à manutenção e a operação.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais