Buscar

o que sao recursos produtivos? o que significa o termo ''mao invisivel'' oque eh bem economico, bens de consumo, bens de capital?

💡 3 Respostas

User badge image

Audrey Freitas

Recursos produtivos ou fatores de produção são elementos indispensáveis ao processo produtivo de bens materiais. Tradicionalmente, desde Say, são considerados fatores de produção a terra (terras cultiváveis, florestas, minas...), o homem (trabalho) e o capital (máquinas, equipamentos, matérias primas...). De modo geral, os fatores de produção são limitados e, por isso, eles de combinam de forma diferente conforme o local e a situação histórica.

Mão invisível é o conceito desenvolvido por Adam Smith, significando uma coordenação invisível que assegura a consistência dos planos individuais nima sociedade onde predomina um sistema de mercado. De acordo com Smith, um indivíduo que busca apenas o seu interesse próprio é na verdade conduzido por uma mão invisível a obter um resultado que não estava originalmente em seus planos. Esse resultado obtido corresponderia ao interesse da sociedade.

Os bens econômicos são aqueles relativamente escassos ou que demandam trabalho humano. Assim, o ar é um bem livre, mas o minério de ferro é um bem econômico.

Bens de consumo podem ser divididos em bens de consumo duráveis e não duráveis. Os bens de Consumo duráveis são aqueles que prestam serviço durante um período de tempo relativamente longo, como uma máquina. Os bens de consumo não duráveis são aqueles usados uma única vez, como alimento, por exemplo.

Bens de capital são bens que servem para a produção de outros bens, especialmente os bens de consumo, tais como máquinas, equipamentos, material de transporte e instalações em uma indústria.

Fonte: Dicionário de Economia do Século XXI

9
Dislike0
User badge image

Marcelo Rafael Tumiski

Recursos produtivos, 

Também denominados fatores de produção, são recursos utilizados no processo de produção dos mais variados tipos de produtos que satisfazem necessidades. O trabalho, a terra, as matérias-primas, os combustíveis, a energia e os equipamentos são exemplos de recursos produtivos. 

''Mão invisível'' 

O termo criado por Adam Smith que representava as forças de mercado que conduziam a economia sem necessidade de intervenções por parte dos governos. Essas forças, demanda e oferta, eram os consumidores e produtores que tinham suas necessidades atendidas mutuamente.

 Bens econômicos, 

São bens escassos, tem valor econômico e satisfazem as necessidades humanas. 

Bens de consumo, 

São bens que deixam de existir logo após seu consumo. Exemplo: alimentos, bebidas, produtos de limpeza... 

Bens de capital, 

São bens que produzem outros bens. Exemplo: máquinas, ferramentas, equipamentos...

4
Dislike0
User badge image

Paul Henrique Volkswirt

fatores de produção (também chamados de insumos), são cada um dos elementos (matéria-prima, equipamentos, capital, horas de trabalho, etc.) necessários para produzir mercadoria e serviços. 

mão livre do mercado quer dizer que o mercado se auto regula nos termos de oferta e demanda, ou seja, sem a interferencia ditereta do governo. por isso é defendido o estado minimo. 

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais