Buscar

Direito civil

Alguém pode me ajudar com um assunto !? 

 

Assim ! conheço uma pessoa que hoje, tem 21 anos de idade, desde os 2 anos de idade  o pai saiu de casa, desde então, nunca mais tiveram noticias dele.

depois de 18 anos sem dar noticias, o pai dessa pessoa, procura-o e o deixa informado de que ele não seria seu pai , porém ele é registrado  com o sobre nome dele.

a pessoa em questão,esta desempregada e matriculado no curso de direito, porém não tem como arcar com as despesas da faculdade, solicitou alcilio ao seu "PAI", que terminantemente se negou a ajuda-lo, alegando que não te condições. porém  por meio de pesquisa, foi descoberto que  ele tem condições.

 

existe algum artigo na lei, que garanta a esse jovem que seu pai tem a obrigação de ajuda-lo?? ou por ele ja ser maior de idade, não ha como apara-lo com a lei ??

 

Ficarei bastante agradecido se puderem me ajudar com essa questão.(PS: com argumentos sólidos, tudo prescrito em Lei )

💡 1 Resposta

User badge image

Marisol Simoes

O artigo 1694 e os seguintes do Código Civil diz claramente sobre essa possibilidade, já que o dever de alimento não está diretamente ligado a idade do alimentado, mas sim a possibilidade do alimentante e necessidade do alimentado.

Há também a Súmula 358 do STJ com informações importantes a esse respeito. 

Segue o link de uma explicação da referida súmula: http://stj.jus.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.area=398&tmp.texto=88742

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais