Buscar

Qual a diferença entre extradição e entrega no direito penal internacional?

O Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional (1998) usa seu artigo 102 para se referir ao instituto jurídico da entrega. Qual a diferença entre este a extradição? em quais situações cada um é aplicado?

💡 3 Respostas

User badge image

Thainá Scarídi

A extradição se dá entre Estados soberanos; a entrega, entre um Estado soberano e um tribunal internacional; a extradição de nacionais não é possível, mas a entrega o é.

2
Dislike0
User badge image

Pedro Mercadante

A extradição é o ato pelo qual um Estado entrega uma pessoa a um outro Estado, para que seja processada neste, pelo cometimento de ato ilícito. Já a entrega está prevista no artigo 89, do Estatuto de Roma do Tribunal Internacional Penal, órgão que tem por finalidade julgar indivíduos que tenham cometidos algum ato tido como repugnável pela comunidade internacional, que prevê que um Estado signatário do Estatuto colocará o indivíduo à disposição do Tribunal Internacional Penal.

Um exemplo clássico de extradição é o de Italiano Cesare Battisti, que foi acusado de cometer crimes contra a vida na Itália e fugiu ao Brasil pedindo asilo político, alegando que estava sofrendo perseguição política. Após muitos anos, Cesare Battisti foi extraditado pelo Governo Brasileiro para responder pelos crime cometidos na Itália. 

O Tribunal Internacional Penal julga crimes que ferem os interesses internacional, como genocídio, crimes de guerra, crimes contra a humanidade. Desde modo, a entrega poderá ocorrer quando uma pessoa cometer algum dos crimes citados e houver pedido pelo TIP.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais