Buscar

A transição dos mitos para a filosofia levou um certo tempo histórico. Qual elemento fundamental para esta transformação ?

💡 5 Respostas

User badge image

Thay Rosa

O contato com outras culturas.
1
Dislike0
User badge image

Igor Pontes

Ao meu ver o ponto definitivo de transformação foi a decadência do mundo helênico. Os mitos Gregos nos períodos desde Homéricos até Platão tinham importância vital na formação do homem grego, não tendo depois a mesma importância de Aristóteles em diante, quando os primeiros passos de um saber mais racional, lógico e mundano firmaram seus pés. 

Essa necessidade de fincar os pés no mundano deveria de algum modo ter contribuído para uma filosofia menos metafísica, mas não foi o que aconteceu quando Platão e Aristóteles foram descobertos pelo mundo árabe e posteriormente pela religião católica cristã romana. Não eram mais os mitos, mas sim a formação de um imaginário cristão que detinha toda a formação do mundo e criação do homem. Mas foi a razão que destituiu o lugar do imaginário dos mitos.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Filosofia.


O que ocasionou o questionamento dos mitos foi a curiosidade do homem, que, consequentemente, originou a razão!


A curiosidade levou o homem a explorar e estudar o mundo para averiguar o que de fato era verdade e o que deveria ser refutado.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais