A maior rede de estudos do Brasil

Alterações Fisiológicas do Envelhecimento

  1. Com o envelhecimento, o que ocorre com os componentes colágeno e tecido elástico do organismo? Qual a consequência dessa alteração para o organismo?
  2. Com o envelhecimento, o que ocorre com a quantidade de água no organismo? Por que essa mudança acontece? Qual a consequência dessa alteração para o idoso?
  3. Com o envelhecimento qual a mudança do peso do idoso? Tanto o peso geral, quanto o peso dos órgãos? Por que essa mudança acontece?
  4. Qual a principal alteração que ocorre no idoso a nível de sistema musculoesquelético? Por que essa alteração ocorre? Qual a consequência dessa alteração para o idoso?
  5. Quais as principais alterações fisiológicas no idoso que podem interferir em seu estado nutricional? Por que?
  6. Com o envelhecimento o idoso pode ter alterações a nível de SNC, tais como lentificação na condução nervosa e diminuição da memória, da capacidade cognitiva e do aprendizado. Por que isso acontece?
  7. Por que o idoso pode estar propenso as demências e a depressão?
  8. Observa-se que nos idosos há um aumento do risco de infecção, doenças autoimunes e neoplasias. Qual sistema está atrelado a esse aumento? Quais alterações relacionadas e qual o papel do enfermeiro frente a essa alteração?
  9. Uma das queixas dos idosos, relaciona-se a diminuição do apetite. Quais alterações inerentes ao processo de envelhecimento relacionadas a essa queixa?
  10. Por que o idoso está mais propenso a desenvolver lesões por pressão e traumas? Quais sistemas estão envoltos nessa predisposição, e quais alterações inerentes ao processo de envelhecimento predispõe o idoso a essa situação?
  11. Há uma premissa básica no cuidado ao idoso, em que sabe-se que nem todo o idoso terá frente mesmo que esteja com alguma infecção. Isso é verdadeiro? Por que? Quais alterações inerentes ao processo de envelhecimento relacionadas a essa questão? Como identificar uma infecção no idoso?
  12. Por que no Idoso é comum haver uma alteração no metabolismo das drogas? Justifique sua resposta com base nas alterações da senescência, e nas alterações relacionadas ao envelhecimento que impactam diretamente na farmacodinâmica e da farmacocinética dos medicamentos nos idosos?
  13. Como ocorre o mecanismo de dor nos idosos?
  14. Quais os fatores associados ao envelhecimento relacionados a maior predisposição de quedas nos idosos?
  15. Por que os idosos estão mais propensos a desenvolver infecções do trato respiratório?

Ainda não temos resposta. Você sabe responder?