Buscar

Uma determinada substância pode ser solúvel em solventes com polaridades diferentes como água e hexane?

💡 3 Respostas

User badge image

Caio Menezes

Muitas substâncias conseguem ser solúveis tanto em solventes polares quanto em apolares, o que muda é o grau de solubilidade. Neste caso, ele está ligado com as forças intermoleculares entre as moléculas do soluto e do solvente (mais diretamente com a simetria das moléculas, a diferença de eletronegatividade e a densidade eletrônica, além da concentração).

Exemplos desses casos:
Iodo - muito solúvel em benzeno e muito pouco (mas solúvel) em água;
Sabões - solúvel em água e óleo (formação de miscelas);
Álcool - é solúvel tanto em gasolina (desde que seja anidro) quanto em água.
Acetona - solúvel em muitos solventes apolares e polares.

Material para leitura:
http://www.mundoeducacao.com/quimica/moleculas-organicas-polares-apolares.htm

http://www.brasilescola.com/quimica/relacao-entre-forca-intermolecular-solubilidade-das-substancias.htm

2
Dislike0
User badge image

Pablo Radific

Cara acho que sim, por exemplo alguns compostos orgânicos tem cadeias grandes com uma parte polar e outra apolar sendo assim possivel ser solúvel em solventes com polaridades diferentes, sendo mais soluvel em um solvente do que em outro. 

1
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Existem três aspectos que devem ser considerados quando analisamos a solubilidade dos compostos orgânicos em água e entre si, que são: a polaridade, as forças de atração intermolecular e o tamanho da cadeia carbônica.

Polaridade: Há uma regra (que está sujeita a exceções) que se aplica não somente aos compostos orgânicos, mas à grande maioria das substâncias, no que se refere à solubilidade, que é: semelhante dissolve semelhante. Ou seja, substância polar é solúvel em solvente polar e substância apolar é solúvel em solvente apolar.

Forças de atração intermolecular: Embora os solutos apolares se dissolvam melhor em solventes apolares e vice-versa, existem exceções, como ocorre com a gasolina, que é apolar e se dissolve muito bem no etanol, que é polar. Assim, o mais correto é considerar a solubilidade em termos de intensidade das forças intermoleculares. A possibilidade de ocorrer a dissolução aumenta quando a intensidade das forças atrativas entre as moléculas de soluto e de solvente é maior ou igual à intensidade das forças de atração entre as moléculas do próprio soluto e entre as moléculas do próprio solvente.

Tamanho das cadeias carbônicas: Além da semelhança de polaridade e das interações intermoleculares, o tamanho aproximado das moléculas também contribui para uma maior solubilidade. Por exemplo, isso é verificado quando consideramos o ácido acético, cuja estrutura está representada a seguir. Este composto é solúvel em água em quaisquer proporções porque, o ácido acético possui uma parte hidrofílica, que tem afinidade com a água, que é a extremidade com o grupo OH; mas também possui uma parte hidrofóbica, que não tem afinidade com a água, que é a cadeia carbônica. Já o ácido caproico, mostrado ao lado da estrutura do ácido acético, é parcialmente solúvel em água. Isso ocorre porque sua parte hidrofóbica é maior.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais