Buscar

Qual a diferença entre estelionato e furto mediante fraude?

💡 3 Respostas

User badge image

Lyssa Yoshii

FURTO MEDIANTE FRAUDE- No furto, o agente emprega a fraude, sem dúvida, para reduzir a vigilância da vítima sobre o bem e o seu subtraído. A vontade de modificar a posse é, exclusivamente, do "furtador".

ESTELIONATO- No estelionato, o agente emprega a frude e faz com que a vítima - sujeito passivo do crime- entregue o bem com espontaneidade. E mais, a posse é desvigiada. Não tenha dúvida que imperam duas vontades, a do sujeito ativo e a do sujeito passivo.

2
Dislike1
User badge image

Sabrina Ramos

No furto o emprego da fraude visa diminuir a vigilância do objeto alvo do agente. Já no estelionato, a fraude é uma ferramente do agente, com o objetivo de induzir o proprietário a entregá-lo o objeto sem entender que está perdendo a posse dele.
0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

O furto mediante fraude está previsto no artigo 155 §4º inciso II do Código Penal que dispõe:

Furto

        Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel:

        Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.

          Furto qualificado

        § 4º - A pena é de reclusão de dois a oito anos, e multa, se o crime é cometido:

        II - com abuso de confiança, ou mediante fraude, escalada ou destreza;

O estelionato está previsto no artigo 171 do Código Penal que dispõe:

   Estelionato

        Art. 171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento:

       Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa, de quinhentos mil réis a dez contos de réis.

A grande diferença entre os dois crimes é que no furto mediante fraude o agente criminoso mantém a vítima em erro sendo que ele próprio subtrai o objeto. Já no estelionato o agente criminoso mantém a vítima em erro e é ela quem entrega o objeto para o estelionatário.

Ex.: Furto Mediante fraude: A vai à loja de B e ao chegar no local ver vários computadores. A fala para B que quer um computador que está distante do balcão de atendimento, sendo que nesse momento A subtrai um notebook que está na sua frente e depois vai embora sem ser percebido. Observa-se que nesse caso o agente criminoso distraiu o lojista para efetuar o furto mediante fraude. 

Ex.: Estelionato: A vai à loja de B que vende computadores e fala que o dono da loja mandou ele buscar um notebook naquele local. B acredita e entrega um notebook como descrito por A. Desse modo, observa-se que A manteve B em erro e esse entregou o objeto para A configurando o estelionato.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais