Buscar

qual a diferenca entra duas teorias , organica e de ficçao.

Respostas

User badge image

Armindo De Castro Júnior

Oi, Nathalia,

Para Pablo Stolze, na teoria da ficção a pessoa jurídica não teria existência social, mas somente existência ideal, sendo produto da técnica jurídica. Em outras palavras, a pessoa jurídica seria uma abstração, sem realidade social. 

A teoria organicista de Gierke, entende que a pessoa jurídica é uma pessoa coletiva real, que paira sobre o conjunto de pessoas que a constitui, sendo assim, ao mesmo tempo, um ser único e coletivo - teoria organicista. Ela é dotada de vontade e capacidade de agir próprias. 

Hoje, contudo, a mais aceita é a teoria da realidade técnica, que equilibra as anteriores, reconhecendo a atuação social da pessoa jurídica, admitindo ainda que a sua personalidade é fruto da técnica jurídica. Nosso Código Civil a adotou no art. 45.

Espero ter ajudado.

0
Dislike0
User badge image

Henrique Paduan

As teorias orgâncias e ficcionais são espécies do gênero das teorias explicativas da Pessoa Jurídica denominadas afirmativas.

A teoria da ficção está sedimentada na doutrina tradicional, com fundamento no direito Canônico, havendo duas subespécies: teoria da ficção legal e ficção doutrinária.

A teoria da ficção legal, nos moldes do pensamento de Savigny, compreende que apenas a pessoa natural possui capacidade para ser titular de direitos subjetivos e formar relações jurídicas. Assim, a pessoa jurídica seria uma criação artificial do Estado que, por meio da Lei, cria um ente fictício.

Já para a ficção doutrinária, a Pessoa Jurídica seria uma criação artificial da própria doutrina. Desse modo, não haveria uma existência real, mas sim um valor intelectual.

Na atualidade, as duas teorias se encontram em desuso, uma vez que não conseguem explicar de maneira adequada o fenômeno.

Em contraponto, partindo de uma visão realista, a teoria da realidade objetiva ou orgânica, argumenta que além das pessoas naturais, existem organismos sociais, que são verdadeiros princípios jurídicos, sendo certo sua existência e vontade própria. De acordo com tal ponto de vista, a Pessoa Jurídica é "formalizada" por seu valor sociológico.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando