Buscar

Em relação ao tempo de caracterização do vício formal de um processo legislativo, ele poderá ocorrer na fase inicial ou no decorrer do processo.

Respostas

User badge image

Michele Jacinto Monteiro

Inconstitucionalidade por vício formal – é conhecida pelos nomes de inconstitucionalidade orgânica, inconstitucionalidade propriamente dita, e inconstitucionalidade formal por violação a pressupostos do ato.

Na inconstitucionalidade por vício formal verifica-se quando a lei ou ato normativo infraconstitucional (leis) contiver algum vício em sua forma, ou seja, em seu processo de formação, vale dizer, no processo legislativo de sua elaboração, ou ainda, em razão de sua elaboração por autoridade incompetente.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Pode ocorrer na fase inicial ou no decorrer do processo. É que o vício formal pode ser de inciativa (quando aquele que propõe o projeto de lei não era competente para tanto. É o caso, por exemplo, de Governador de Estado que busca organizar plano de cargos e carreiras da Magistratura Estadual). Da mesma forma, pode ser na fase constitutiva (por exemplo, quando projeto que deveria se iniciar no Senado, inicia na Câmara ou não alcança o quórum necessário ou não é votado em turnos exigidos pela Constituição). Por fim, pode ser na fase complemente, de promulgação e publicação.

Assim, o vício formal pode ser de iniciativa ou no decurso do processo legislativo.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando