Buscar

Quanto à classificação das obrigações, assinale a alternativa INCORRETA:

As obrigações alternativas são aquelas que possuem dois ou mais objetos e o devedor se desobriga cumprindo um deles.
  Obrigações líquidas são aquelas que carecem de especificação de valor para que possam ser cumpridas.
  As obrigações de meio são aquelas em que o devedor se obriga a realizar determinada atividade, sem, contudo, garantir o resultado esperado pelo credor.
  Obrigações divisíveis são aquelas que comportam o cumprimento fracionado.
  Nas obrigações solidárias, cada devedor é obrigado à dívida toda (solidariedade passiva).

💡 4 Respostas

User badge image

DLRV Advogados

A) Correta. Obrigação alternativa é uma obrigação jurídica complexa com pluralidade de objetos, na qual o devedor cumpre a obrigação quando presta apenas um deles. Nas obrigações alternativas, a escolha cabe ao devedor, se outra coisa não se estipulou.

B) Incorreta. Obrigações líquidas são aquelas cuja existência é certa e cujo objeto é determinado. Será liquida a obrigação quando o objeto de sua prestação pode ser expresso em um valor determinado, em caso de dívidas de dinheiro, ou se trata de um objeto individualizado.

Obrigações ilíquidas, ao contrário, são aquelas em que o objeto da prestação é incerto, dependendo de prévia apuração.

C) Correta. Nas obrigações de meio, é esperado que o devedor se utilize de prudência e todo cuidado possível para que o resultado esperado contratado seja alcançado. Não sendo o resultado conquistado, o devedor, apenas responderá se este houver agido de forma que tenha colaborado de alguma de forma para o insucesso do resultado, ou seja, tenha agido de forma dolosa.

Já a obrigação de resultado tem como objetivo a realização de uma atividade que visa obter um resultado claro e definido.

D) Correta. A obrigação divisível é aquela cuja prestação é suscetível de cumprimento parcial, sem prejuízo de sua substância e de seu valor. 

E) Correta. Há solidariedade, quando na mesma obrigação concorre mais de um credor, ou mais de um devedor, cada um com direito, ou obrigado, à dívida toda.

1
Dislike1
User badge image

Raylla Horranna

Esta é a alternativa incorreta "As obrigações de meio são aquelas em que o devedor se obriga a realizar determinada atividade, sem, contudo, garantir o resultado esperado pelo credor." acredito que seja a letra B. 

Espero ter ajudado.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais