Buscar

quais sao os passos que diferenciam a glicolise da gliconeogenese

💡 3 Respostas

User badge image

Maria Saraiva Falcão

Etapa1: conversão de piruvato  a  fosfoenolpiruvato. Na  glicólise,  esta etapa  ocorre  em apenas   uma   reação, já  na  gliconeogênese ,  ocorre  em duas   reações , a  primeira  que transforma  piruvato em  oxaloacetato ( será  é  mandando  para  fora  da  mitocôndria  através   de  uma  lançadeira ), através  da  piruvatoquinase  (que contém biotina),  e a segunda  que transforma  oxaloacetato  em  fosfoenolpiruvato, através da fosfoenolpiruvato carboxilase.

O  fosfoenolpiruvato  se transforma em frutos e  1,6 -bisfosfato.

 Etapa  2: conversão  de frutos e  1,6-bis fosfato a  frutos e  6-fosfato, através  da  frutos e  1,6-bis fosfatase.

 Etapa  3: conversão  de glicose  6-fosfato a  glicose, a través  da glicose   6-fosfata

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A gliconeogênese é o processo bioquímico pelo qual o organismo consegue obter moléculas de glicose quando o nível glicêmico do sangue fica baixo. Já a glicólise é o processo pelo qual ocorre a “quebra” da glicose em piruvato, ATP e NADH^+^.
A glicólise ocorre ao longo de dez etapas iniciando com a entrada de moléculas de glicose nas células para ser transformada em glicose-6-fosfato para, no final, obtermos piruvato, duas moléculas de ATP e NADH^+^. A gliconeogênese também possui dez etapas, porém a primeira etapa percorre o sentido inverso da segunda etapa. Desse modo, o piruvato origina as moléculas de glicose.
Portanto, as etapas da glicólise e da gliconeogênese são semelhantes à menos da primeira que ocorre no sentido inverso da segunda.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais