Buscar

Como passo fc para fck?

💡 2 Respostas

User badge image

Jorge Alexandre Souza

fc é a resistência do concreto à compressão, de modo genérico, podendo assumir qualquer valor dentro de uma escala. Se for verificado a resistência de um molde prismático de concreto a "j" dias diz-se que que tem o fcj. Dentro de um conjunto de "n" moldes (n= número de moldes ensaiados) dá para se ter uma curva de distribuição dos resultados de fc obtidos, sendo esta denominada de curva de distribuição normal (ou de Gauss).

Na curva de Gauss encontram-se dois valores de fundamental importância: resistência média do concreto à compressão, fcm, e resistência característica do concreto à compressão, fck. O valor fcm é a média aritmética dos valores de fc para o conjunto de corpos de prova ensaiados, e é utilizado na determinação da resistência característica, fck, por meio da fórmula: fck= fcm-1,65s. O desvio padrão s corresponde à distância entre a abscissa de fcm e a do ponto de inflexão da curva (ponto em que ela muda de concavidade). O valor 1,65 corresponde ao quantil de 5 %, ou seja, apenas 5 % dos corpos de prova possuem fc < fck, ou, ainda, 95 % dos corpos de prova possuem fc > fck. Portanto, pode-se definir fck como sendo o valor da resistência que tem 5 % de probabilidade de não ser alcançado, em ensaios de corpos de prova de um determinado lote de concreto.



1
Dislike0
User badge image

Roberpaulo Do Carmo Ferreira Sousa

K é igual a 1000. Não seria só multiplicar por mil.
0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais