Buscar

brinquedos e brincadeiras

Como as brincadeiras e atividades dirigidas são fundamentais na Educação Infantil, espera-se que os professores possam também se reconhecer como pessoas brincantes, capazes de estreitar os vínculos construídos e efetivamente colaborarem com o desenvolvimento de seus alunos”.

Nos últimos anos, o trabalho pedagógico adquiriu, segundo a psicóloga Carmem Silvia Rotondano Taverna reconhecimento e uma nova dimensão: os professores devem atender às especificidades do desenvolvimento das crianças, em seus aspectos: físico, psicológico, intelectual e social. Assim:

I) A garantia de um ensino de qualidade remete necessariamente à competência do professor.

II) Especificamente para a Educação Infantil é também fundamental o estabelecimento de relações de confiança entre professores e crianças e, ainda, a capacidade de o professor partilhar com seus alunos, tanto os momentos de brincadeiras como os de atividades dirigidas.

III) Um professor ativo, portanto, atenderá às necessidades específicas das crianças, estimulará o conhecimento de si mesmo, o relacionamento harmonioso com outras crianças e adultos e contribuirá de modo efetivo para a constituição e desenvolvimento dos recursos cognitivos, afetivos e sociais de seus alunos.

IV) Identidade e autonomia, assim como atenção, imitação, memória, imaginação desenvolvem-se no brincar. É aí que crianças, mas também adultos encontram elementos para dar significados, ou mesmo, novos significados às suas experiências.

💡 1 Resposta

User badge image

Luís Antônio

Boa tarde, segue sua resposta abaixo.

Resposta: I, II, III e IV. CORRETAS.

Explicação: A garantia de um ensino de qualidade remete necessariamente à competência do professor. Espera–se que todo professor tenha formação inicial adequada à sua área de atuação, nos aspectos teóricos e técnicos e mantenha–se em formação continuada. Esses são aspectos fundamentais para qualquer professor, de qualquer nível ou área.

Especificamente para a Educação Infantil é também fundamental o estabelecimento de relações de confiança entre professores e crianças e, ainda, a capacidade de o professor partilhar com seus alunos, tanto os momentos de brincadeiras como os de atividades dirigidas. Um professor ativo, portanto, atenderá às necessidades específicas das crianças, estimulará o conhecimento de si mesmo, o relacionamento harmonioso com outras crianças e adultos e contribuirá de modo efetivo para a constituição e desenvolvimento dos recursos cognitivos, afetivos e sociais de seus alunos. Um professor capaz de brincar.

O brincar: desenvolvimento da identidade e autonomia  a fragilidade do bebê humano para sobreviver e adquirir independência e autonomia faz com que tenham cuidados especiais nos primeiros anos de vida.

Se gostou dá um like aí. :o)

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais