Buscar

como a filosofia da educação pode contribuir na formação do professores e dos educandos na construção de uma sociedade libertadora ?

💡 3 Respostas

User badge image

Gaby Ferreira

estes estudos contribuem teoricamente com o proceso de formação e aquisição de conhecimentos dos professores, pois através destes, se podeentender varios fenomenos e metodologias e a origem destes para melhor aplicar na aprendizagem e ensino

1
Dislike0
User badge image

Mariana Rodrigues

obrigada moça:)
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A filosofia é de grande interesse de várias áreas de estudos, entre elas a Pedagogia, a lingüística, a psicologia entre outras, no entanto, ainda para muitos alunos e para alguns profissionais destas áreas ela parece tão distante e complicada, deixando grandes dúvidas sobre sua importância para estas áreas.

A filosofia e a educação são interligadas desde suas origens, pois se sabe que muitos dos problemas que se tem hoje no campo educacional só podem ser resolvidos com abordagens filosóficas.


Um dos "eixos" da filosofia é a Filosofia da Educação. A filosofia é uma ciência que trata da essência, das propriedades, das causas e dos efeitos dos seres naturais. Ela significa a análise racional do sentido de existência do homem, tanto no plano individual como no coletivo e baseado sempre na compreensão do ser.

Por outro lado, a educação é um conjunto de processos e procedimentos que permitem o acesso de qualquer ser humano à cultura, o que distingue certamente do resto dos animais. Entretanto, a filosofia da educação é um dos ramos da filosofia que trata exclusivamente do tema educação.

A educação por si só apresenta um problema filosófico, portanto, os maiores filósofos de todos os tempos desde a antiguidade, trataram de abordar a educação em diferentes situações e diversos níveis.

Embora o conteúdo da educação seja muito complexo e apresente grandes variações de uma cultura para outra, o mesmo encontra unidade justamente no homem, pois de todos os animais, o homem é o único capaz de ser educado. Se um ser humano não fosse educado, teria de humano unicamente o aspecto físico, no entanto, o que distingue do animal são as técnicas, a língua e os costumes. O homem tem aprendido muito com os ensinamentos recebidos.

Então, é precisamente esta relação estabelecida com a humanidade que faz com que a educação seja mais do que um simples treinamento ou maturação. A principal tarefa assumida pelo filósofo da educação será de questionar sobre os propósitos da educação, prevalecendo o porquê de qualquer aspecto ou circunstância.


A filosofia desperta no educador o interesse de buscar novos horizontes. Neles existe a oportunidade de refletir sobre a educação, e nesta visão consegue-se ultrapassar a mera busca de metodologia, didáticas e outros tipos de sistematização para a prática educativa. Começa-se a pensar e a buscar soluções para as inquietações que surgem. A filosofia da educação torna-se importante neste sentido, pois é por meio dela que têm-se a oportunidade de buscar conhecimentos que darão base para que educadoras exerçam suas profissões com responsabilidade. Todo educador deveria buscar estes conhecimentos e conhecer realmente o sentido de educação e sua relação com a filosofia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais