Buscar

AV1

ME AJUDEM URGENTE!!!!! ALGUÉM JA RESPONDEU ESTAS QUESTÕES????

1)

O levantamento bibliográfico é a atividade de busca dos trabalhos, sobre diversos formatos (livros, periódicos, CDs, arquivos digitais etc.), sobre determinado assunto, possibilitando ao pesquisador conhecimento sobre o estado da arte do tema a ser pesquisado. Consiste em um procedimento técnico que compreende duas fases: fase preparatória e fase de execução. Faz parte da fase preparatória, o estabelecimento de palavras-chave, que pode ser definido como:

Alternativas:

a)

A inserção de termos pelos quais o assunto pode ser procurado, devendo o pesquisador ter cuidado especial com a terminologia e a sinonímia envolvidas no trabalho, para encontrar facilmente as informações, tanto em vernáculo como em idiomas estrangeiros.
b)

Escolha dos limites do assunto, do período de tempo a ser levantado, da área geográfica, de idiomas e outras delimitações necessárias, para evitar o acesso a publicações que fujam ao âmbito da pesquisa.
c)

A tradução de termos para a linguagem documentária e/ou para outros idiomas, de acordo com as fontes de busca utilizadas, com o estabelecimento da correspondência exata das palavras para a linguagem documentária bem como para outros idiomas, utilizando-se de lista de termos controlados (cabeçalho de assunto); dicionários bilíngues, tratados, compêndios etc.
d)

Estudo das fontes de referências bibliográficas contendo o que já foi produzido e publicado sobre determinado assunto, devendo ser precedido de um estudo destas fontes, sejam elas manuais ou automatizadas.

2)

A disponibilização das bases de dados on-line revolucionou e popularizou o acesso à informação contida nos repertórios bibliográficos. As bases de dados estão sempre atualizadas com as últimas publicações, possibilitando que o pesquisador tenha acesso aos artigos científicos, mesmo antes das revistas impressas estarem publicadas. São consideradas bases de dados na área da educação:

Alternativas:

a)

Google, SCIELO, pubmed
b)

Portal de acesso livre da CAPES, google, pubmed
c)

Base de dados Eric, Portal de acesso livre da CAPES, SCIELO
d)

SCIELO, Base de dados Eric, revistas impressas

3)

Na pesquisa bibliográfica, propriamente dita, a leitura, seleção e documentação do conteúdo documental ocorre com vistas à retenção do conhecimento obtido e a sua utilização futura. Esta documentação, também denominada fichamento, poderá ser manual ou automatizada, mas basicamente deverá conter as informações referentes ao assunto, referência de acordo com as Normas da ABNT, conteúdo e local. Com relação às anotações de conteúdo, estas deverão conter:

Alternativas:

a)

Número de páginas, tipo de estudo, referência bibliográfica.
b)

Resumos, resumos estruturados e comentários.
c)

Local, número de páginas, tipo de estudo.
d)

Assunto, local e referência bibliográfica.

4)

O resumo é a apresentação concisa e seletiva de um texto, ressaltando de forma clara e sintética a natureza do trabalho, seus resultados e conclusões mais importantes, seu valor e originalidade. É importante para os investigadores, sobretudo por auxiliar na seleção de leituras. Com relação à localização dos resumos no texto, é correto afirmar:

Alternativas:

a)

Em monografias, o resumo precede o texto no idioma do documento e em inglês.
b)

Em artigos de periódicos, o resumo não é necessário.
c)

Em monografias, o resumo localiza-se ao final do texto, somente no idioma do documento.
d)

Em artigos de periódicos, o resumo localiza-se antes do título.

5)

Resumo crítico e resenha são termos que descrevem a ação de formular julgamento sobre um trabalho resumido e, em geral, só são elaborados por especialistas no assunto a ser tratado, pois avaliam de forma sintética a importância de uma obra científica ou literária. A única característica que difere a resenha de um resumo crítico:

Alternativas:

a)

O tamanho do texto, acima de 100 laudas.
b)

A presença de referências bibliográficas.
c)

Sua publicação em uma revista especializada.
d)

A presença de metodologia.

💡 1 Resposta

User badge image

Teresa Marques

AV1 Respostas 1A;2C;3D;4E;5A

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais