Buscar

O pensamento socrático

O pensamento socrático desemboca diretamente nas obras de Platão. Por meio de seus diálogos são abordados temas elementares de seu mestre Sócrates, tais como a virtude e a ética, bem como o sentido da filosofia. Acerca das obras platônicas, analise as sentenças a seguir: 

I- Para Platão, a verdadeira política deve estar a salvo das paixões e ilusões e a "chave" para a verdadeira política seria a Filosofia. Por esta razão, a Alegoria, ou Mito da Caverna, é um dos núcleos centrais de suas ideias. 
II- Na República, Platão idealiza uma cidade hierarquizada, governada por filósofos com virtude própria, fundada na Razão ou "Ciência do Bem" (ciência política). Nesta linha de pensamento, a justiça nada mais é do que o respeito à hierarquia: cada um deve exercer "na" e "para" a Cidade o papel que lhe cabe. 
III- Reconhecendo a diversidade humana, a Cidade de Platão seria constituída por três classes distintas: a primeira, dos chefes de governo com sabedoria e virtudes próprias; a segunda, de auxiliares ou guerreiros dotados de coragem; e a terceira, dos artífices ou camponeses - quer sejam proprietários ou não - virtuosos por sua temperança, ou seja, com capacidade de resistir aos apetites. 
IV- A convivência com tal diversidade permitiria a realização da perfeita justiça na medida em que cada qual cumprisse sua função. Para compor o corpo da cidade seria necessária uma única classe: a dos filósofos. 

Assinale a alternativa CORRETA:

💡 8 Respostas

User badge image

Emelly Christy

As sentenças I, II e III estão corretas.

0
Dislike1
User badge image

Estudante PD

I,II,III

0
Dislike0
User badge image

Breno Marquez

I,II,III
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais