Buscar

O que levou, após os anos 60, a grande expansão das ONGs, no Brasil?

No Brasil, segundo o ISER (Instituto Superior de Estudos da Religião - RJ) e a Johns Hopkins University, pesquisa feita em 2004, existiam em média 220 mil instituições beneficentes, sem fins lucrativos, com cerca de 10 milhões de voluntários, que prestavam ajuda a 40 milhões de pessoas, ou seja, ¼ da população brasileira. Essa estimativa tem aumentado gradativamente.

O que levou, após os anos 60, a grande expansão das ONGs, no Brasil?

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O entendimento do crescimento do número de ONG’s no Brasil passa pela compreensão do processo de participação popular na problemática social do país.
Resposta: Na década de 1980, as Organizações Não-Governamentais - ONG’s, passam a apresentar um expressivo crescimento no país, decorrente da popularização e entendimento do que é chamado de Terceiro Setor. A principio o Terceiro Setor era entendido como iniciativas de apoio concentradas em demandas específica e baseadas em trabalho voluntário aliado a ideais de justiça social, solidariedade e igualdade.

A grande participação social nas ONG’s é resultado de uma sociedade recém liberta de uma ditadura que buscava espaço de democracia direta e participativa. Alinha-se a esses sentimentos o incentivo de organismos internacionais que passaram a valorizar e incentivar essa ações. Essa seriam as principais razões do crescimento das ONG’s no Brasil.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais