Buscar

Qual diferença entre direito pessoal e direito real?

Oi, gente.
Estou com uma certa dificuldade em estabelecer a diferença entre os dois conceitos.

Ex.: A obrigação de dar coisa certa confere ao credor simples direito pessoal(jus ad rem) e não real (jus in re). O contrato de compra e venda, por exemplo, tem natureza obrigacional. O vendedor apenas se obriga a transferir o domínio da coisa certa ao adquirente; e este, a pagar o preço. A transferência do domínio depende de outro ato: a tradição (...). Carlos Roberto Gonçalves, Teoria Geral das Obrigações, p. 59.

💡 4 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

O direito real representa um complexo de normas regulamentadoras das relações jurídicas correspondentes à coisas que o homem possa possuir, como um apartamento, por exemplo. Vale ressaltar que essas coisas são, de forma ordinária, tangíveis, para que se possa exercer domínio sobre as mesmas. Pode-se dizer que, de forma resumida, que o direito real é aquele que cai sobre as posses.

 

Enquanto isso, o direito pessoal responde ao Direito das Obrigações numa forma que trata das relações dos sujeitos passivos e ativos. De forma mais simplificada, o direito pessoal atua necessariamente sobre uma pessoa (caso contrário inexistiria uma relação obrigacional), o devedor (ao contrário do direito real, que atua sobre as posses), que faz a prestação monetariamente.

 

A melhor e mais resumida forma de conceituá-los e diferenciá-los é “falar o que o nome já diz”; que o direito real se refere à relação do homem com o objeto, e o direito pessoal se refere à relação pessoal.

1
Dislike0
User badge image

Gesilaine Vasconcelos Rosa

De forma bem suscinta, Direito Real, direito da coisa ou direito da propriedade, ou seja se prende a coisa. Ja o direito da Pessoa ou de crédito, se prende a pessoa, ou seja obriga a alguém a fazer alguma coisa. Divisão patrimoniais e não patrimoniais. O direito ligadoa pessoa une duas pessoas o sujeito ativo(credor) e passivo (devedor).

5
Dislike0
User badge image

VITTOR MELO

DIREITO Real: E quando uma pessoa tem o dominio, Ex: uma propriedade,  casa, tendo o registro em seu nome. E um direito absoluto ERGAS OMMES, (CONTRA TODOS) pois toda a sociedade precisa respeitar minha propriedade sobre meus bens

 

O CC/2002 trata do DIREITO DAS REAIS no seu TÍTULO II (art. 1225 e seguintes).
De acordo com o art. 1225, são direitos reais:
• A propriedade
• A superfície
• As servidões
• O usufruto
• O uso
• A habitação
• O direito do promitente comprador do imóvel
• O penhor
• A hipoteca
• A anticrese

 

DIREITO PESSOAL: USACAPIÃO.

5
Dislike0
User badge image

Nycollas Quintas

No Direito Real, o direito da parte não surge no momento do acordo de vontades - no contrato de compra e venda -, mas com a tradição - a efetiva entrega do bem.Exemplificando: No caso de um contrato de compra e venda, se já houve acordo de vontades, mas não foi entregue o bem, eventual dano a este deve ser arcado pelo vendedor, uma vez que enquanto não tiver sido entregue, a propriedade é do vendedor, valendo a regra do res perit domino.

O Direito Real só recai sobre coisas corpóreas, tangíveis e suscetíveis de apropriação (coisas materiais). Coisas incorpóreas, intangíveis ou insuscetíveis de apropriação não geram direito de ação.Isso não se confunde com a titularidade do direito imaterial. 

Fonte:http://producaojuridica.blogspot.com.br/2012/11/direitos-reais-x-direitos-pessoais.html

4
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais