Buscar

Qual o metodo de horndike, também Behaviorista, utilizou como instrumento de estudo uma "caixa-problema˝ com gatos?

horndike, também Behaviorista, utilizou como instrumento de estudo uma "caixa-problema˝ com o objetivo de analisar o potencial de aprendizagem e condicionamento em gatos, com a intenção de transferir esse método para a espécie humana. Observando a figura abaixo, responda que tipo de aprendizagem

💡 1 Resposta

User badge image

Gustavo Cezar de Albuquerque

O princípio da lei do efeito desenvolvida por Edward Thorndike sugere que as respostas seguidas de perto pela satisfação ficarão firmemente ligadas à situação e, portanto, mais propensas a voltar a ocorrer quando a situação se repete. Por outro lado, se a situação é seguida por desconforto, as ligações com a situação serão mais fracas, e o comportamento de resposta é menos provável de ocorrer quando a situação é repetida.

Embora, muitas vezes a ideia de que as consequências levam à mudanças no comportamento seja associada com o processo de condicionamento operante e BF Skinner, esta noção tem suas raízes no trabalho inicial do psicólogo Edward Thorndike. Em seus experimentos, Thorndike utilizou objetos que são conhecidos como caixas problema para estudar como os animais aprendem. As caixas eram fechadas, mas continham uma pequena alavanca que, quando pressionadas, permitiriam que o animal escapasse.

Thorndike iria colocar um gato dentro da caixa problema e, colocar um pedaço de carne fora da caixa e, em seguida, observar os esforços do animal para escapar e obter a comida.

 

Espero ter ajudado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais