Buscar

diferença entre embargos declaratórios e embargos infringentes?

💡 4 Respostas

User badge image

Anna karolliny goncalves

Embargos de Declaração

É um recurso que está ligado intimamente a questão do dever de fundamentar as decisões judiciais. E se prestam a eliminar omissão, obscuridade e contradição de acórdão ou sentença

 Ja o EMBARGO INFRIGENTE É recurso que cabe contra decisões de tribunais, em situações específicas. Cabe contra acórdãos (somente acórdãos que o tribunal profere em ação rescisória ou em apelação) e em acórdãos não unânimes (que houve pelo menos um voto vencido) e, estes mesmos acórdãos, devem ser diferentes da decisão de primeiro grau.

Sua abrangência é bem restrita exatamente para diminuir a frequência deste recurso. Esta abrangência restrita também se deve à “dupla conforme”: se o julgamento manteve o julgamento da primeira instância, não caberão embargos infringentes, exatamente pelo fato de ter duas decisões no mesmo sentido.

 

 

1
Dislike0
User badge image

Maria Gabriele Souza Silva

complementando a resposta acima, os embargos declaratórios com o novo código podem ser apresentados contra decisões que contém erro material. Ademais jurisprudencialmente já é admitido contra decisões interlocutórias.
0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

 

Os embargos infringentes estão previstos no parágrafo único do artigo 609 do Código de Processo Penal, já os embargos declaratórios estão previstos no artigo 619 do diploma ora referido:

Art. 609. Os recursos, apelações e embargos serão julgados pelos Tribunais de Justiça, câmaras ou turmas criminais, de acordo com a competência estabelecida nas leis de organização judiciária.                

Parágrafo único.  Quando não for unânime a decisão de segunda instância, desfavorável ao réu, admitem-se embargos infringentes e de nulidade, que poderão ser opostos dentro de 10 (dez) dias, a contar da publicação de acórdão, na forma do art. 613. Se o desacordo for parcial, os embargos serão restritos à matéria objeto de divergência.             

Art. 619.Aos acórdãos proferidos pelos Tribunais de Apelação, câmaras ou turmas, poderão ser opostos embargos de declaração, no prazo de dois dias contados da sua publicação, quando houver na sentença ambiguidade, obscuridade, contradição ou omissão. 

A diferença existente é que nos embargos de declaração a parte que suprir uma omissão, obscuridade, ambiguidade na sentença do magistrado, já nos embargos infringentes a parte quer impugnar um acórdão que não teve votação unânime e condenou o réu. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais