Buscar

o que é hidrelétrica?

💡 1 Resposta

User badge image

Leonardo Capucho Nogueira

É um complexo cuja finalidade é a geração de energia elétrica através potencial detida por determinado rio. 

As usinas hidrelétricas podem ser a fio d'água, onde sua estrutura não dispõe de um reservatório, e a vazão d'água presente nas turbinas das unidades geradoras depende de condições ambientais da bacia hidrográfica a qual se encontra, causando recorrentes grandes variações na operação do sistema. 

Porém as usinas com capacidade de geração apresentam um reservatório d'água, dessa maneira a geração de energia é mantida relativamente constante.

Basicamente, sua estrutura é formada pelo reservatório amparado por uma represa (barragem), que apresenta a tomada d'água, conduzindo a água através de condutos forçados para a turbina, esta que é conectada ao rotor do máquina que constitui a unidade geradora, responsável pela transformação da energia mecânica em elétrica. Além disso, existe uma estrutura determinada vertedouro nas usinas hidrelétricas, que são responsáveis pelo escoamento do excendente de água do reservatório.

Espero ter ajudado, se precisar de mais detalhes, só chamar...

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais