Buscar

Descreva detalhadamente o processo de contração muscular, desde a chegada do potencial de ação na junção neuromuscular até o encurtamento dos sarcômer

💡 4 Respostas

User badge image

Gislaine Cristina

A contração muscular refere-se ao deslizamento da actina sobre a miosina nas células musculares, permitindo os movimentos do corpo.

As fibras musculares contém os filamentos de proteínas contráteis de actina e miosina, dispostas lado a lado. Esses filamentos se repetem ao longo da fibra muscular, formando o sarcômero.

O sarcômero é a unidade funcional da contração muscular.

Para que ocorra a contração muscular são necessários três elementos:

  • Estímulo do sistema nervoso;
  • As proteínas contráteis, actina e miosina;
  • Energia para contração, fornecida pelo ATP.

Como ocorre a contração muscular?

Entenda o passo a passo do mecanismo da contração muscular em uma fibra muscular esquelética:

O cérebro envia sinais, através do sistema nervoso, para o neurônio motor que está em contato com as fibras musculares.

Quando próximo da superfície da fibra muscular, o axônio perde bainha de mielina e dilata-se, formando a placa motora. Os nervos motores se conectam aos músculos através das placas motoras.

Detalhe dos axônios do nervo motor na fibra muscular

Os axônios do neurônio motor em contato com a fibra muscular

Com a chegada do impulso nervoso, as terminações axônicas do nervo motor lançam sobre suas fibras musculares a acetilcolina, uma substância neurotransmissora.

 

A acetilcolina liga-se aos receptores da membrana da fibra muscular, desencadeando um potencial de ação.

Nesse momento, os filamentos de actina e miosina se contraem, levando à diminuição do sarcômero e consequentemente provocando a contração muscular.

A contração muscular segue a "lei do tudo ou nada". Ou seja: a fibra muscular se contrai totalmente ou não se contrai. Se o estímulo não for suficiente, nada acontece.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para responder esta pergunta devemos colocar em prática o nosso conhecimento sobre Fisiologia.


A contração muscular refere-se ao deslizamento da actina sobre a miosina nas células musculares, permitindo os movimentos do corpo. As fibras musculares contêm os filamentos de proteínas contráteis de actina e miosina, dispostas lados a lado. Esses filamentos se repetem ao longo da fibra muscular, formando o sarcômero. Para que ocorra a contração muscular são necessários três elementos: Estímulo do sistema nervoso;

As proteínas contráteis, actina e miosina; Energia para contração, fornecida pelo ATP.

Como ocorre a contração muscular? Entenda o passo a passo do mecanismo da contração muscular em uma fibra muscular esquelética.


Portanto, o cérebro envia sinais, através do sistema nervoso, para o neurônio motor que está em contato com as fibras musculares. Quando próximo da superfície da fibra muscular, o axônio perde bainha de mielina e dilata-se, formando a placa motora. Os nervos motores se conectam aos músculos através das placas motoras. Detalhe dos axônios do nervo motor na fibra muscular. Os axônios do neurônio motor em contato com a fibra muscular. Com a chegada do impulso nervoso, as terminações axônicas do nervo motor lançam sobre suas fibras musculares a acetilcolina, uma substância neurotransmissora. a acetilcolina liga-se aos receptores da membrana da fibra muscular, desencadeando um potencial de ação. Nesse momento, os filamentos de actina e miosina se contraem, levando à diminuição do sarcômero e consequentemente provocando a contração muscular. A contração muscular segue a "lei do tudo ou nada". Ou seja: a fibra muscular se contrai totalmente ou não se contrai. Se o estímulo não for suficiente, nada acontece.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder esta pergunta devemos colocar em prática o nosso conhecimento sobre Fisiologia.

A retração muscular acontece por diversas etapas e, do provocação da retração muscular até a sua energia, acontece por certo potencialidade desde atuação trafega durante desde certo substância propulsor até suas terminações nas fibras musculares e dentro de cada limite, o substância secreta uma jovem porção desde elemento neurotransmissora, a acetilcolina, era que a acetilcolina age sobre uma setor localizada na couro da fibra muscular, abrindo numerosos canais acetilcolina-dependentes dentro desde moléculas proteicas na couro da fibra muscular; A boca destes canais permite que uma grande porção desde íons sódio flua destinado a dentro da couro da fibra muscular no ponto ponta neural. Isto desencadeia potencialidade desde atuação na fibra muscular;

Então, o cérebro envia vestígios, por meio do sistema nervoso, destinado a o neurônio propulsor que está dentro de contato com as fibras musculares. No momento em que próximo da superfície da fibra muscular, o axônio perde estojo desde mielina e dilata-se, formando a padrão motora. Os nervos motores se conectam aos músculos por meio de das placas motoras. Detalhe dos axônios da substância propulsora na fibra muscular. Os axônios do neurônio propulsor dentro de contato com a fibra muscular. Com a aparecimento do estímulo nervoso, as terminações axônicas da substância propulsora lançam sobre suas fibras musculares a acetilcolina, um elemento neurotransmissora. a acetilcolina liga-se aos receptores do couro da fibra muscular, desencadeando certa potencialidade desde atuação. Nessa hora, os filamentos desde actina e miosina se contraem, levando à redução do sarcômero e de modo consequente provocando a retração muscular. A retração muscular segue a " princípio do tudo ou nada ". Ou seja: a fibra muscular se contrai completamente ou não se contrai. Se a provocação não for satisfatória, nada ocorre.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais