Buscar

Alguém poderia me dar uma definição simplória do que Miguel Reale quer dizer em "complementaridade do direito"?

💡 2 Respostas

User badge image

Eric Silveira Martins

Boa Noite,

Ao dispor sobre a complementariedade do Direito, em suma estamos dispondo sobre os direitos objetivos (leis) e os direitos subjetivos (situação jurídica)

O fim do direito objetivo é distribuir poderes aos participantes de uma sociedade (direito subjetivo), enquanto que o direito subjetivo se limita àqueles direitos permitidos pelas normas jurídicas (direito objetivo)

 

 

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Com a expressão "complementariedade do direito", Miguel Reale quer dizer que as diferentes partes do Direito não se situam uma ao lado da outra, como coisas acabadas e estáticas. Elas se relacionam e se complementam.

Assim, não podemos visualizar um Direito Comercial que nada tenha a ver com o Direito Constitucional. Pelo contrário, as disciplinas jurídicas representam e refletem um fenômeno jurídico unitário e complementar que precisa ser examinado. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais