Buscar

Como a comunicação organizacional pode ser planejada ?

💡 1 Resposta

User badge image

Sara Ferreira

1. Escolha o Canal Certo

Seja por e-mail, telefone, chat interno ou rede social, deve-se sempre pensar qual meio de comunicação é mais adequado para discutir determinados assuntos.

Se é necessário registrar algum acontecimento, opte pelo e-mail! Se quer combinar uma “cerveja” no final da semana com os colegas de trabalho, o chat pode ser definitivamente a melhor escolha.

Se precisar centralizar informações de diferentes setores e diferentes funcionários utilize uma planilha compartilhada ou um sistema integrado de informações – ou ERP.

O importante é entender qual valor cada um dos canais tem a oferecer para sua empresa e sua equipe. A escolha do canal certo facilita a aceitação por parte dos funcionários, e maximiza o valor que sua empresa extrai dele.

2. Utilize de Feedbacks

O Feedback é uma ferramenta fundamental para o sucesso de qualquer empresa, indiferente do seu tamanho ou área de atuação.  Saber emitir uma opinião que enriqueça o trabalho de outra pessoa e saber ouvir opiniões sobre suas ações é muito importante para o desenvolvimento dos profissionais e da organização.

Quando a comunicação no ambiente de trabalho é valorizada em uma empresa o feedback passa a fazer parte do dia a dia. Através desse diálogo construtivo, colaborador e empresa sabem o que esperar de cada um e o que oferecer.

Faz parte das atividades do líder oferecer feedbacks assertivos e constantes à equipe. Esse retorno permite corrigir falhas e melhorar processos, além reconhecer e valorizar o trabalho bem executado por cada um deles. Portanto estimule uma Cultura de Feedbacks em sua empresa!

3. Seja um Bom Ouvinte

Uma das premissas da boa comunicação é saber escutar. Saber ouvir e não só falar também é essencial para uma comunicação no ambiente de trabalho mais clara, valorizando a opinião de colaboradores e, com isso, ganhando mais respeito e atenção deles.

Um bom líder deve dar o bom exemplo, e sempre escutar mais do que falar. Reserve seus momentos de fala para dar direcionamentos assertivos para suas equipes, e apontar formas de melhoria por meio de um bom feedback.

Crie um ambiente onde a fala de todos é respeitada, e você terá uma equipe melhor relacionada e mais criativa, o que impacta diretamente nos resultados.

4. Conheça os Seus Ouvintes

Para que haja eficiência na comunicação no ambiente de trabalho, é de fundamental importância conhecer em profundidade o público interno da empresa.

É necessário um contato pessoal em que se estabeleça uma relação de confiança, que possa transmitir as suas expectativas, ansiedades e interesses entre a organização e o seu público interno. 

É importante que o emissor tenha acesso aos conhecimentos do receptor sobre o assunto a ser abordado. O seu nível de linguagem e o seu grau de interesse são itens extremamente relevantes para que ocorra a sintonia entre ambos.

5. Escolha o Discurso e o Momento Certo

A comunicação no ambiente de trabalho usualmente utiliza a linguagem formal. Para que os seus argumentos tenham a credibilidade necessária, evitar usar palavras informais como gírias, por exemplo, é recomendado.

Mas nem sempre o excesso de formalidades é bem vindo. Enquanto no relacionamento com os superiores, clientes, ou em um assunto sério essa linguagem pode te trazer maior credibilidade, em outros momentos menos formais pode estar criando uma tensão desnecessária. O ideal é adequar o discurso com as melhores palavras e o tom de voz de acordo com o momento.

6. Seja Direto – Acabe com a Prolixidade

É preciso ser assertivo na hora de praticar a comunicação, passando suas opiniões e as informações necessárias de forma segura, clara e objetiva.

É fundamental ser objetivo e ir direto ao ponto. Isso é válido para qualquer meio de comunicação a ser utilizado. Economiza tempo e facilita o entendimento quando a comunicação é bem planejada.

Sempre seja objetivo na hora de informar sobre mudanças, novos procedimentos, contratações e desligamento de profissionais da equipe.

Outras Ferramentas de Comunicação

Endomarketing – O Marketing Interno

Além da comunicação verbal, existem diversos outros canais e ferramentas para que os funcionários de uma organização mantenham uma comunicação efetiva e funcional. Uma  dessas ferramentas é o endomarketing, que consiste na comunicação interna realizada na empresa.

Ele compreende uma série de ferramentas que visam manter todos os colaboradores a par do que está ocorrendo na empresa, sua missão, visão e valores, planos estratégicos, ações táticas e procedimentos operacionais. É importante definir uma boa estratégia de comunicação, alinhada com a da empresa, para fortalecer a cultura organizacional desejada.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais