Buscar

Qual a diferença entre nulidade e anulabilidade ?

💡 2 Respostas

User badge image

Agda Coutinho Gomide

Nulidade se dá por uma grave violação à validade do negócio jurídico enquanto a anuabilidade refere-se à gravidade relativa. O ato é nulo quando existe interesse coletivo que pode ser alegado por qualquer interessado, Ministério Público ou Juiz com reconhecimento de ofício. O efeito é ex tunc por sentença de ação declaratória. O ato nulo é imprescritível e não pode ser validado, insanável. O ato é anulavel quando há interesse particular do prejudicado, entre as partes ou terceiro interessado, que alega a nulabilidade. O efeito é ex nunc por sentença anulatória. O ato anulável prescreve com prazo decadencial de 2 anos ou 4 anos (no caso de fraude contra credor ou vício de consentimento) e pode se tornar válido, sanável.

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Segundo Orlando Gomes, a diferença entre os dois vícios de invalidade refere-se ao bem jurídico que visam proteger.

Quando se procura evitar a violação a norma de ordem pública, que tem nítido interesse social, a lei comina a nulidade; ao passo que a tutela de interesse meramente individual, particular, que atine tão-somente ao interesse das partes, dá-se por meio da anulação.

 

0
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais