Buscar

O que é o custeio ABC ?

💡 3 Respostas

User badge image

Igor Biazon

CUSTEIO ABC é um sistema que permite melhor visualização dos custos através da análise das atividades executadas dentro da empresa e suas respectivas relações com os objetos de custos. Nele, os custos tornam-se visíveis e passam a ser alvos de programas para sua redução, e de aperfeiçoamento de processos, auxiliando assim as organizações a tornarem-se mais lucrativas e eficientes.

1
Dislike1
User badge image

RD Resoluções

O Custeio Baseado em Atividades é um método de apuramento de custos na contabilidade, que proporciona uma análise separada pelas diferentes atividades da empresa.


Este método de custeio também é chamado de Custeio ABC, em inglês Activity Based Costing, e oferece aos utilizadores da informação contábil uma avaliação de desempenho por cada etapa que se queira analisar. A proposta deste método está em evidenciar os custos mais elevados em cada atividade para que possa ser feita uma intervenção de melhoria nestas etapas. 

Esta metodologia de apuramento de custos começou a se desenvolver, principalmente, após o aparecimento dos processos industriais automatizados. Com isso, houve um aumento dos custos indiretos, como por exemplo os de energia elétrica.

Sendo assim, o rateio de custos por este método proporciona identificar, entre uma quantidade diversificada de produtos, aqueles que absorvem mais custos na produção. A ideia central deste método é em considerar que não são os produtos e serviços que consomem os recursos, mas sim, que os recursos são consumidos pelas atividades, nas quais resultam o produto final.

1
Dislike0
User badge image

Iana Pereira

Obrigada, Igor Biazon!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais