Buscar

na regiao da mesopotamia principais aspectos politico e religiosos

💡 12 Respostas

User badge image

Lídia R. B. de Carvalho

Na questão religiosa a Mesopotâmia era bastante diversificada, onde estavam presentes várias crenças e divindades. Muitas delas podem ser encontradas nas formas mais variadas, podendo ter sua imagem vinculada a figura humana, ou, como na maioria das vezes, tinha características relacionadas a elementos da natureza.

Podemos citar aqui algumas dessas divindades como Shamash, que era considerado o deus do sol e da justiça. Anu, considerado senhor dos céus. Sin, considerado deusa da lua. E Ishtar, considerada deus da guerra e do amor.

Fonte: Info Escola

0
Dislike0
User badge image

Leonardo Luís Dias de Lima

A religião

Os povos mesopotâmicos eram politeístas, isto é, adoravam diversas divindades, e acreditavam que elas eram capazes de fazer tanto o bem quanto o mal, não acreditavam em recompensas após a morte, acreditavam em crença em gênios, demônios, heróis, adivinhações e magia. Seus deuses eram numerosos com qualidades e defeitos, sentimentos e paixões, imortais, despóticos e sanguinários.
Política e economia

A organização política da Mesopotâmia tinha um soberano divinizado, assessorado por burocratas- sacerdotes, que administravam a distribuição de terras, o sistema de irrigação e as obras hidráulicas. O sistema financeiro ficava a cargo de um templo, que funcionava como um verdadeiro banco, emprestando sementes, distribuído um documento semelhante ao cheque bancário moderno e cobrando juros sobre as sementes emprestadas.
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A região da Mesopotâmia remete aquelas sociedades que ficavam no crescente fértil, englobando civilizações da antiguidade que se encontravam na região desértica, mas que eram banhadas pelos rios.

Política e religião se complementam na região da Mesopotâmia, e vão ao encontro uma da outra em seus princípios e diretrizes.

A política era baseada na teocracia, ou seja, o rei tinha poder garantido pelos Deuses, na mesopotâmia era chamado de Patesi. Assim todos deveriam respeitar e obedecer, sem questionamentos.

A religião era politeísta, na composição da palavra, temos “poli” como significado de “vários” e “teo” Deus, logo, politeísmo, é a denominação da sociedade em que a religião possui vários Deuses, além disso, os povos da mesopotâmia também acreditavam que os Deuses eram antropormórficos, ou seja, os Deuses possuíam características tanto humanas como animais. Exemplo: o Deus Anúbis, que era representado com a cabeça de um chacal e o corpo de um homem. Era conhecido como um Deus dos mortos e maribundos, onde guiava a alma dos mortos no submundo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais