Buscar

Galera me ajudem nessa questão:

 Diferencie os crimes contra a honra quanto ao conceito, objeto jurídico, consumação/tentativa, possibilidade de admissão da exceção da verdade, possibilidade de haver retraça

💡 4 Respostas

User badge image

Gabriella Moita

Os crimes contra a honra são três: calúnia (art. 138 do CP); difamação (art. 139 do CP); e injúria (art. 140).

A calúnia consiste em atribuir falsamente a prática de um fato criminoso que venha a atingir a honra objetiva do sujeito, ou seja, a forma como ele é visto no grupo social em que vive.  A vítima deve ser pessoa física determinada (pessoa jurídica somente quanto a questões ambientais – Lei n. 9.605). A consumação ocorre quando um terceiro tomar conhecimento do fato. O dolo é representado pelo desígnio de macular a honra da vítima perante terceiros. Portanto, tratando-se de brincadeira, crítica, narração, etc, não haverá dolo e a conduta será penalmente atípica. Pune-se também calúnia contra pessoa morta, porém a vítima são os familiares que prestigiam a morte de quem faleceu.

A exceção da verdade é um incidente processual, em que o acusado no processo, argui em sua defesa uma exceção com o objetivo de provar que o fato é verdadeiro. Não se aplica nos casos do § 3° do art. 138.

A difamação consiste na atribuição de fato (verdadeiro ou não) que ofenda a reputação da vítima. É um crime doloso, cujo objetivo é macular a reputação da vítima perante o grupo social (honra objetiva). A consumação ocorre quando o fato chega ao conhecimento de terceiros. O fato deve ser desonroso e afetar a reputação da vítima.  

A exceção da verdade só é admitida se a vítima é funcionário público e a ofensa é relativa às suas funções. Há interesse em se saber se o fato é verdadeiro, porque pode ter repercussões administrativas graves.

A injúria consiste na ofensa aos aspectos morais, físicos ou intelectuais (honra subjetiva) do sujeito, que deve ser, obrigatoriamente, pessoa física. Pode ser praticado através de gestos. Não há possibilidade de aplicação da exceção de verdade, porque se trata de honra subjetiva. A consumação ocorre no exato momento em que a vítima toma conhecimento da ofensa. Admite a tentativa e o perdão judicial nos casos em que o ofendido provocou a injúria de forma reprovável; ou quando houver retorsão imediata, consistente em outra injúria.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em pratica nosso conhecimento em Direito


O conceito de honra: Atributo físico morais é intelectual de certa pessoa que a torna merecedora de um apreço no convívio social.

Objeto Jurídico: É a proteção da honra objetiva do ofendido, “sua reputação perante a sociedade”.

Consumação/Tentativa: Ocorre quando a falsa acusação chega ao conhecimento de alguém, que não seja o sujeito passivo. Só e possível se a calunia for praticada por meio escrito.

Possibilidade de exceção a verdade: A possibilidade de admissão da exceção da verdade em casos de calunia pois existe o elemento normativo da falsidade.

Possibilidade de haver retraça: de acordo com o modo pelo qual for construída a opinião jurídica, que é de índole argumentativa e, nem por isso, menos lógica.


Portanto:

O conceito de honra: Atributo físico morais é intelectual de certa pessoa.

Objeto Jurídico: É a proteção da honra objetiva do ofendido.

Consumação/Tentativa: Só e possível se a calunia for praticada por meio escrito.

Possibilidade de haver retraça: de acordo com o modo pelo qual for construída a opinião que é de índole argumentativa.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em pratica nosso conhecimento em Direito


Tem-se que:

  • O conceito de honra: atributo físico moral é intelectual de certa pessoa que a torna merecedora de um apreço no convívio social.

  • Objeto Jurídico: consiste na proteção da honra objetiva do ofendido, “sua reputação perante a sociedade”.

  • Consumação/Tentativa: acontece quando a falsa acusação chega ao conhecimento de alguém, que não seja o sujeito passivo. Só e possível se a calunia for praticada por meio escrito.

  • Possibilidade de exceção a verdade: a possibilidade de admissão da exceção da verdade em casos de calunia pois existe o elemento normativo da falsidade.

  • Possibilidade de haver retraça: de acordo com o modo pelo qual for construída a opinião jurídica, que é de índole argumentativa e, nem por isso, menos lógica.


Portanto:

  • O conceito de honra: Atributo físico morais é intelectual de certa pessoa.

  • Objeto Jurídico: É a proteção da honra objetiva do ofendido.

  • Consumação/Tentativa: Só e possível se a calunia for praticada por meio escrito.

  • Possibilidade de haver retraça: de acordo com o modo pelo qual for construída a opinião que é de índole argumentativa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais