Buscar

qual é característica de um Carcinoma Epidermóide bem diferenciado.

💡 5 Respostas

User badge image

Dayane Assumpção

TUMOR MALIGNO QUE SURGE NA EPIDERME

0
Dislike0
User badge image

Mayara Andrade

Inicialmente, costuma apresentar-se como uma lesão crostosa ou descamativa na pele com uma base vermelha inflamada, um tumor que cresce ou uma lesão que não cicatriza, formando lesões elevadas ou vegetantes (aspecto de couve-flor); pode ocorrer ulcerações com sangramento. Habitualmente, afeta áreas que são mais expostas ao sol, como a face, pescoço, braços, couro cabeludo, dorso, mãos e orelhas.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Patologia Geral.


O carcinoma epidermóide ou carcinoma de células escamosas surge no epitélio superficial e é histopatologicamente caracterizado por ilhas e cordões invasivos de células epiteliais malignas, que mostram diferenciação em direção a uma morfologia escamosa. 

Tanto nos tumores superficiais quanto nos profundamente invasivos, as células lesionais geralmente apresentam abundância de citoplasma com núcleos grandes e um aumento da razão núcleo-citoplasma. São vistos graus variados de pleomorfismo celular e nuclear. O produto normal do epitélio escamoso é a ceratina, e "pérolas de ceratina são produzidas por ilhas do epitélio escamoso, que amadurecem para formar um foco redondo e localizado de ceratina. Células solitárias também podem sofrer a ceratinização individual da célula. 

O grau histopatológico de um tumor é de alguma forma, relacionado ao seu comportamento biológico. Em outras palavras, um tumor muito parecido com seu tecido de origem parece crescer de modo ligeiramente mais lento e metastatizar mais tardiamente. Tal tumor é chamado de carcinoma de células escamosas "grau baixo", "grau I" ou "bem-diferenciado".


Portanto, um carcinoma bem diferenciado possui características muito parecidas com seu tecido de origem, cresce mais lentamente que tumores carcinomas com pleomorfismo, além disto, há produção de ceratina para formação de um foco redondo e localizado. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais